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Propaganda enganosa

Idec encaminha denúncia contra Telefônica

04.09.07

O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) encaminhou denúncia de propaganda enganosa contra a Telefônica ao Conselho Nacional de Auto-regulação (Conar), à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) e ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MP).


De acordo com o advogado do Instituto, Luiz Fernando Moncau, a denúncia refere-se aos anúncios veiculados do produto Trio Telefônica, criados pela DM9DDB. Recém-lançado pela empresa, o Trio reúne em um pacote os serviços de telefonia, internet de banda larga (Speedy) e TV por assinatura.


De acordo com o Idec, o preço divulgado para o pacote nas peças publicitárias, de R$ 69,90, não corresponde ao valor total a ser pago pelo consumidor que adquirir o produto, que ainda tem que efetuar pagamento da assinatura da linha telefônica.


Além disso, o Idec observa que a promoção de ligações locais grátis entre aparelhos fixos sem limite não tem o período de duração especificado. A informação não estaria sendo dada de forma clara e adequada, como exige o Código de Defesa do Consumidor.


O Idec gravou sete ligações para o call center da empresa para checar se as informações que estavam sendo dadas aos interessados no produto eram claras. Na maioria delas, os atendentes não tiveram a iniciativa de informar que havia valores adicionais ao total de R$ 69,90. 


Em nota, a Telefônica afirma que os anúncios do produto "remetem o cliente a procurar o canal de vendas (da empresa) para ter informações detalhadas sobre os serviços e as condições promocionais" e que nessa central o cliente é informado que o valor anunciado refere-se aos valores promocionais dos serviços de banda larga, TV e Fale à Vontade (ligações locais fixo-fixo) e esses serviços são agregados ao serviço básico de telefonia que o cliente possui na empresa.


A Telefônica esclarece ainda que os 2 mil minutos são o parâmetro estabelecido em contrato para utilização dos serviços do Fale à Vontade e que "está certa de que os 2 mil minutos oferecidos são suficientes para que um usuário fale, de fato, à vontade e sem custo adicional".


Com informações da Agência Estado.


Comentários

Marcel - Não se poderia esperar nada diferente de uma empresa com atendimento ao consumidor tão ruim como o da telefônica. Daqui a pouco a net faz uma dessas também.


Leandro Robles - Fora o gasto com provedor de internet (uol, terra...), necessário para quem tem speedy, que também não incluíram aí!


José Santos - Eu também me sinto prejudicado por essa promoção, só que, no meu caso eu perguntei antes ao vendedor, "o que viria na minha conta?" e ele me garantiu que só viria o valor de R$69,90, o que posso fazer nesse caso? Onde reclamar?


Magali - Pelo amor de Deus, alguém faça alguma coisa pelos pobres usuários da Telefônica. Também fui enganada com o trio e uma cobrança de 3 meses de speedy em uma unica conta. Reclamar para os atendentes é o mesmo que não fazê-lo.


rene vieira - esta empresa telefonica e uma porcaria vc tem que pagar 38.98 de manutençao do serviço mais 69,90 e depois dos tres primeiros meses voce paga 139,90 38,98 que da um total de 178,88 e as atendentes não informam isto eu mesmo fui enganado e ainda estou birgando para não pagar esta taxa de manutenção da linha que e 38,98 dia 14/01/2008


Renato -  Tambem assinei o Trio e como os outros depoimentos estou com o mesmo problema. Estao cobrando sem o preco promocional dos 3 primeiros meses de R$ 69,90, ja perdi muitas horas com o atendimento precario da telefonica, tb gostaria de saber o que fazer, procon, etc.. nao da mais.,.


joao carlos - meu comentario é simples: quero cancelar o trio sem pgto de multa...é erro atras de erro, fiquei 10 dias sem conexão e eles me enrolaram ate...as contas todos os meses ligo e eles refazem...sempre um absurdo de valor a menos q pago...nao quero mais, como faço? alguem pd me ajudar?


fabio -  As informações passadas às atendentes são extremamente limitadas. Nem elas sabem ao certo o valor total de um serviço. Sei disso pois minha namorada trabalha na central de retenção do Speedy e eu já perguntei a ela sobre esse trio e o valor total a ser pago. Ela me disse que pra ela só aparece um valor promocional de 120 e tantos reais mas que pela central de vendas o valor é um pouco mais alto, mas não sabe informar o valor. e sem fala que esses 120 e tantos são valodos só por alguns meses e depois começa a cobrança do valor total.


Bruno - É isso mesmo, sem contar que a Telefônica parace que está fazendo favor em nos atender, eles me ligaram para vender Speedy, eu contratei, fiquei aproximadamente dois meses para conseguir usar o serviço, e a fatura que chegou em casa estava cobrando pelo produto, mesmo que sem uso por indisponibilidade técnica, ou seja, me venderam um serviço sem condições de prestar... Mas isso não é tudo, quando fui ligar para reclamar a atendente ficou tão sem argumentos que desligou o telefone na minha cara. Estou aguardando a reanalise da minha conta, não vou pagar pela incompetencia dessa maldita empresa, que como vimos, parou a cidade por causa do apagão que tiveram no Speedy e não deram nenhuma satisfação do que ocorreu, fato esse que será a minha segunda ação contra a Telefônica, já que devido declaração do presidente da empresa - "A Telefônica prefere ir à Juizo do que fazer acordo com os clientes", acredito que eles vão manter a cobrança indevida.


 Claudio Rosa Vilardo -  Também estou tendo problema com este pacote de serviços oferecido pela telefonica, mas na esfera de cobrança. Voce assina o pacote, mas não recebe nenhum contrato por escrito, e assim fica sem respaldo, mas acredito que se todos reclamarem seus direitos, a empresa ou cumpre o que promete ou será punida.


Adriano Alves de Oliveira - - Minha esposa aderiu ao trio telefonica, mas, que erro terrível. Além de não cumprir com os valores do plano a telefonica está cobrando pelas ligações de fixo para fixo e o nosso plano é fale a vontade. Gostaria de ser instruido melhor, como devo proceder? Tem como efetuar os pagamentos atuais, mesmo estando errado, e cancelar esse pesadelo sem mais cobranças de multa por recisão? Por favor alguém tem que fazer alguma coisa. Me sinto de mãos atadas e muito ofendido com tudo.


 

Propaganda enganosa

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