Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
IAB prevê crescimento de 30% em 2009
A internet foi a mídia que mais cresceu no Brasil em 2008, pelo segundo ano consecutivo, registrando aumento de 44% nos investimentos publicitários.
A participação da web foi de 3,5%, representando volume investido de R$ 760 milhões (dados do Projeto Intermeios).
É o que revela o Interactive Advertising Bureau (IAB) Brasil www.iabbrasil.org.br , entidade fundada em 1998 com a missão de incentivar, promover, desenvolver e regulamentar o uso dos meios interativos em ações de comunicação e marketing.
A internet registrou audiência de 62,3 milhões de pessoas (dados do Ibope Nielsen Online), sendo que 39% dos indivíduos pertencentes à classe C já acessam a web. Esse percentual é reflexo do aumento significativo nas vendas de computadores. De acordo com o instituto de pesquisas IDC, foram vendidos cerca de 12 milhões de PCs no Brasil em 2008.
Hoje, podemos dizer que a Internet está consolida como a segunda maior mídia em cobertura do país. As agências e anunciantes estão cada vez mais atentos as diversas oportunidades de investimento publicitário oferecidas. Esses dois fatores contribuíram para que o meio Internet tivesse o maior crescimento publicitário em relação às outras mídias, afirma Guilherme Ribenboim, presidente do IAB Brasil.
A entidade estima que, em 2009, a internet alcançará participação recorde de 4,2% no total dos investimentos publicitários do ano. A expectativa é atingir volume de quase R$ 1 bilhão.
Até dezembro de 2009, a base de usuários chegará a 68,5 milhões, o que representa crescimento de 10% em relação ao ano de 2008. Ainda de acordo com o IAB Brasil, a penetração da internet na classe C tende a continuar crescendo e deve chegar a 45% até o final do ano.
Outro dado importante destacado pela entidade é a quantidade de visitantes únicos que acessaram a internet a partir de suas residências. De acordo com o Ibope Nielsen Online, em dezembro de 2008 esse número era de 24,5 milhões. O IAB estima que até o final do ano serão 28 milhões de visitantes únicos residenciais. Um crescimento de cerca de 20% em relação a 2008.
Além dos dados de audiência e investimentos, o IAB também ressalta o crescimento da banda larga no país. Em dezembro de 2008, 83% da audiência ativa acessaram a internet com conexões de alta velocidade. Esse percentual deve chegar a 87% em 2009.