arrow_backVoltar

Publicidade online

Empresa mede reputação de pessoas

02.12.10

A empresa norte-americana BlueCava criou um procedimento para captar dados de computadores, celulares e set-top boxes para classificar a reputação das pessoas e vender informações para outras companhias, segundo uma reportagem publicada no “Wall Street Journal”, citada pelo Radar Econômico, do Estadão.


A BlueCava já obteve dados de 200 milhões de dispositivos, entre computadores, celulares e outros aparelhos, e pretende, até o final de 2011, atingir 1 bilhão de aparelhos, 10% dos 10 bilhões que se estimam existir no mundo.


O objetivo declarado é vender as informações para empresas interessadas em pagar caro para atingir clientes específicos. “Esta é a próxima geração da publicidade online”, disse o fundador da empresa, David Norris.


Para evitar a invasão de privacidade, a Federal Trade Commission, órgão regulador dos EUA, deve divulgar um documento defendendo que os navegadores passem a oferecer ferramenta que possibilite ao usuário impedir que seu computador seja rastreado.

Publicidade online

/