arrow_backVoltar

Quarta Mídia

Com compra da Três, CBM será 2ª maior indústria de revistas do país

07.03.07

Três meses para a Três

A coluna Quarta Mídia estréia no Clubeonline com o assunto que domina a semana no mercado de veículos de comunicação: a venda/não venda da Editora Três, que entre seus principais títulos produz as revistas IstoÉ, IstoÉ Dinheiro e IstoÉ Gente.

No final da semana passada, os comentários no mercado praticamente oficializavam a concretização da transferência do controle da empresa para o banqueiro Daniel Dantas. Porém, o que se viu foi nos primeiros dias desta semana foi uma movimentação justamente em sentido oposto ao do dono do Banco Opportunity.

O que antes era dado como certo virou remoto e a Companhia Brasileira de Multimídia (CBM), de Nelson Tanure, voltou à mesa de negociações com os donos da Três e já teria injetado R$ 5 milhões para que a editora honre o pagamento dos salários atrasados de seus funcionários. Mas a CBM somente irá bater o martelo com Alzugaray quando for encerrada uma auditoria na editora, o que deve acontecer daqui a cerca de três meses. E caso não haja negócio, esses R$ 5 milhões acabarão revertidos em páginas de publicidade da CBM em revistas da Três.


Vice-líder do mercado

Se for concretizada a venda do controle da Editora Três para a CBM, a empresa de Nelson Tanure pode ser alçada à posição de vice-líder do mercado brasileiro de revistas, ultrapassando a Editora Globo.

Isso porque a CBM já produz a revista Forbes Brasil e há um mês anunciou a aquisição da Editora Peixes, de Ângelo Rossi, dona dos títulos Gula, ViverBem, Speak Up, Fluir, Fluir Girls, SKT, SET, Próxima Viagem, Terra e Relais.

Além de IstoÉ, IstoÉ Dinheiro e IstoÉ Gente, a Três produz ainda as revistas Dinheiro Rural, Planeta, MotorShow, Menu e IstoÉ Platinum, esta última lançada em abril do ano passado e que tem três edições por ano. Colocadas sob um mesmo “guarda-chuva”, há aí uma empresa que produz 20 títulos.

Nova gigante da mídia

Além das 20 revistas – da Três, da Peixes e a Forbes Brasil – a Companhia Brasileira de Multimídia controla a rede CNT de televisão (que em breve será rebatizada como JBTV) e os jornais Gazeta Mercantil e Jornal do Brasil. Vale lembrar que em janeiro deste ano a CBM contratou Daniel Bárbara, até então diretor comercial da DPZ, para ser seu presidente. O grupo de empresas de comunicação de Nelson Tanure também é dono da agência de eventos Casa Brasil (leia entrevista com Barbará, realizada em fevereiro, aqui).


 Por Marcelo Affini


quartamidia@ccsp.com.br


 

Quarta Mídia

/