Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Com compra da Três, CBM será 2ª maior indústria de revistas do país
Três meses para a Três
A coluna Quarta Mídia estréia no Clubeonline com o assunto que domina a semana no mercado de veículos de comunicação: a venda/não venda da Editora Três, que entre seus principais títulos produz as revistas IstoÉ, IstoÉ Dinheiro e IstoÉ Gente.
No final da semana passada, os comentários no mercado praticamente oficializavam a concretização da transferência do controle da empresa para o banqueiro Daniel Dantas. Porém, o que se viu foi nos primeiros dias desta semana foi uma movimentação justamente em sentido oposto ao do dono do Banco Opportunity.
O que antes era dado como certo virou remoto e a Companhia Brasileira de Multimídia (CBM), de Nelson Tanure, voltou à mesa de negociações com os donos da Três e já teria injetado R$ 5 milhões para que a editora honre o pagamento dos salários atrasados de seus funcionários. Mas a CBM somente irá bater o martelo com Alzugaray quando for encerrada uma auditoria na editora, o que deve acontecer daqui a cerca de três meses. E caso não haja negócio, esses R$ 5 milhões acabarão revertidos em páginas de publicidade da CBM em revistas da Três.
Vice-líder do mercado
Se for concretizada a venda do controle da Editora Três para a CBM, a empresa de Nelson Tanure pode ser alçada à posição de vice-líder do mercado brasileiro de revistas, ultrapassando a Editora Globo.
Isso porque a CBM já produz a revista Forbes Brasil e há um mês anunciou a aquisição da Editora Peixes, de Ângelo Rossi, dona dos títulos Gula, ViverBem, Speak Up, Fluir, Fluir Girls, SKT, SET, Próxima Viagem, Terra e Relais.
Além de IstoÉ, IstoÉ Dinheiro e IstoÉ Gente, a Três produz ainda as revistas Dinheiro Rural, Planeta, MotorShow, Menu e IstoÉ Platinum, esta última lançada em abril do ano passado e que tem três edições por ano. Colocadas sob um mesmo guarda-chuva, há aí uma empresa que produz 20 títulos.
Nova gigante da mídia
Além das 20 revistas da Três, da Peixes e a Forbes Brasil a Companhia Brasileira de Multimídia controla a rede CNT de televisão (que em breve será rebatizada como JBTV) e os jornais Gazeta Mercantil e Jornal do Brasil. Vale lembrar que em janeiro deste ano a CBM contratou Daniel Bárbara, até então diretor comercial da DPZ, para ser seu presidente. O grupo de empresas de comunicação de Nelson Tanure também é dono da agência de eventos Casa Brasil (leia entrevista com Barbará, realizada em fevereiro, aqui).
Por Marcelo Affini