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Veículos perderão R$ 800 milhões em investimentos com regulamentação da propaganda de alimentos
QUARTA MÍDIA - 05/09
Veículos perderão R$ 800 milhões em investimentos com regulamentação da propaganda de alimentos; TV Globo em sinal amarelo por causa de audiência; Paraíso Trópical terá seqüência de envenenamentos para agitar a trama. Com isso, envenenada também pode ser a audiência de Caminhos do Coração, novela que a Record estreou na terça-feira da semana passada; clima esquenta nos corredores da Band
Catástrofe anunciada
O mercado publicitário como um todo está atento à proposta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para regulamentar a propaganda de alimentos. A medida pode reduzir em mais de R$ 800 milhões por ano o investimento publicitário da indústria alimentícia. Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia), o setor investiu R$ 2 bilhões em propaganda em 2005 e as restrições poderiam reduzir esse montante em cerca de 40 %.
Sinal amarelo na Globo 1
A TV Globo entrou em estado de atenção depois da divulgação de dados consolidados do Ibope sobre a audiência no mês de agosto, na Grande São Paulo. A emissora perdeu 16% de sua audiência no período, se os dados forem comparados com agosto do ano passado. Antes marcava 36,2 pontos de média e em 2007 marcou 30,5 pontos. A maior queda percentual, no entanto, é do SBT: 18%, de 7,8 pontos para 6,4. Band e Record cresceram 26% cada, sendo que a primeira passou de 3,1 para 3,9 pontos e a segunda, de 8,4 para 10,6 pontos no Ibope.
Sinal amarelo na Globo 2
A Globo lidera com folga o ranking de audiência, com praticamente 20 pontos de diferença entre a segunda colocada, a Record. Mas, se for feita uma análise por pontos, a Globo é a que mais perdeu audiência na Grande São Paulo em agosto deste ano, se comparado com agosto de 2006: caiu 5,7 pontos. O SBT caiu 1,4 ponto. Entre as que ganharam audiência, a Band cresceu 0,8 ponto e a Record 2,2 pontos.
Crescimento zero
O faturamento comercial da TV Globo não cresceu no primeiro semestre deste ano. Mas também não caiu. A estimativa da empresa é manter o mesmo nível registrado no primeiro semestre de 2006, o que não é ruim, se considerado que naquele período o resultado financeiro foi inflado pelos investimentos publicitários efetuados na emissora, em decorrência da transmissão da Copa do Mundo.
Clima quente na Band
O clima não é dos melhores nos corredores da TV Bandeirantes. Depois da saída do vice-presidente Marcelo Parada, no mês passado, a situação não está muito estável no departamento comercial da emissora. Os comentários são de que todo o departamento comercial está de sobreaviso e precisa elevar os investimentos publicitários no canal, já que a sua audiência tem crescido bastante (veja nota anterior), mas as participações nas verbas dos anunciantes não. Há quem aposte que a atual estrutura da área comercial não dura até dezembro.
Retorno às origens
Este domingo, dia 9, marca o retorno à televisão brasileira dos telesorteios via número 0900 do telefone, que haviam sido extintos há aproximadamente uma década pela Justiça do país. A primeira emissora a explorar esse canal é a Rede TV, com leilão de um carro Mercedes-Benz, que será realizado durante a exibição do programa Pânico. Vale lembrar que os donos desta emissora, Amílcare Dallevo e Marcelo de Carvalho Fragali, fizeram fortuna com a exploração de serviços 0900. Aliás, fortuna suficiente para viabilizar a compra da extinta TV Manchete e montar a atual Rede TV. Band e Record também deverão explorar o 0900.
SBT sem fôlego 1
O SBT perdeu mesmo o bonde da audiência. A emissora já vinha ficando atrás da Record nas duas principais capitais nacionais São Paulo e Rio de Janeiro há alguns meses, mas a audiência consolidada em todo o país ainda era do canal de Silvio Santos. A rede de Edir Macedo, porém, ultrapassou finalmente (o que não é surpresa), a audiência do SBT, segundo o Painel Nacional de Televisão (PNT), do Ibope, marcando sete pontos, contra seis. Enquanto a briga pelo segundo lugar nacional é grande, a Globo permanece isolada na liderança, devendo marcar cerca de 17 pontos no PNT de agosto.
SBT sem fôlego 2
O maior vexame do canal de Sílvio Santos começa a se configurar com os dados de audiência consolidada do mês de agosto. Em seu pior momento no Ibope nos últimos anos, o canal perdeu para a TV Bandeirantes na média da Grande São Paulo. A Band fez 5,6 pontos, contra 5,4 do SBT. Até o religioso Show da Fé, do bispo RR Soares, da Igreja Internacional da Graça de Deus, tem superado a emissora do Rei do Baú no horário nobre, que exibe o telejornal SBT Brasil. A igreja compra o espaço e exibe sua programação independente dentro da grade da Band, enquanto o SBT Brasil consome um dos maiores investimentos do SBT, principalmente com o pagamento de alto salário para o jornalista Carlos Nascimento, ex-Globo.
Missão impossível
No maior clima Missão Impossível, a novela Caminhos do Coração, da Record, teve o seu sétimo capítulo exibido nesta terça-feira, dia 4, com uma grande oscilação em sua audiência: nas sete vezes em que foi ao ar, a audiência variou entre um mínimo de 14 e o máximo de 20 pontos no Ibope. Seu potencial ainda é uma incógnita. O sonho dos executivos da Record é atingir um pico de 30 pontos e ter média de audiência na casa dos 20 pontos no Ibope, ou mais. Pelo menos a emissora tem trabalhado corretamente visando tal meta. Antes de Caminhos do Coração, a Record exibia Vidas Opostas, cujo último capítulo marcou 25 pontos, audiência mais do que comemorada pela emissora.
Paraíso dos envenenamentos
A audiência da novela Paraíso Tropical, a principal trama na grade da TV Globo atualmente em exibição, já é confortável na casa dos 45 a 50 pontos no Ibope. Com a novela chegando à sua reta final, nada como uma boa dose de mistério para segurar o público e chamar ainda mais a atenção do telespectador. Na semana passada, o assassinato da personagem Taís, a gêmea má, não fez crescer o Ibope da novela, mas uma seqüência de envenenamentos irá agitar a trama e um verdadeiro rebú vai acontecer. Entre o Quem morreu, quem matou?, três personagens serão envenenadas. Com isso, envenenada também pode ser a audiência de Caminhos do Coração, novela que a Record estreou na terça-feira da semana passada.
Falta criatividade
E o merchandising anda de mal a pior na televisão. Paraíso Tropical, campeã nacional dessa modalidade de publicidade, apresentou em seu capítulo desta terça-feira, dia 4, ação das lojas Renner. O gancho para o merchan foi sofrível, ou mesmo ridículo, o que mostra que falta criatividade tanto da agência quanto da emissora quanto à forma de abordagem do consumidor/telespectador. O mesmo nível raso de qualidade de merchandising se repete em programas como Domingão do Faustão (Globo) e Domingo Legal (SBT), e se esvai por completo quando a análise recai sobre os programas voltados ao público feminino de todas as emissoras. O líder entre os que exibem as ações de merchandising de mais baixa qualidade é o TV Fama, da Rede TV.
Globo e futebol 1
Não é mais o mesmo o entusiasmo dos executivos da TV Globo com a exibição de futebol em sua grade. Pelo menos é o que pensa uma ala de executivos da emissora, conforme revelou na semana passada o colunista Daniel Castro, da Folha de S. Paulo. Segundo Castro, como o futebol não tem passado dos 30 pontos no Ibope, a Globo reavalia se vale a pena bancar os cerca de R$ 500 milhões que a Record tem oferecido para exibir as partidas do Brasileirão.
Globo e futebol 2
A Globo, aliás, lançou para o mercado publicitário nesta semana as cotas para o seu pacote de futebol em 2008, com cotas de cerca de R$ 105 milhões, que podem chegar a R$ 120 milhões se os anunciantes optarem por colocar suas marcas também em placas virtuais nos estádios. Em 2007, a cota era de R$ 97,4 milhões e foi adquirida por AmBev, Casas Bahia, Itaú, Vivo e Volkswagen, que têm preferência para renovação de participação no ano que vem.
Olimpíadas de Pequim
Cinco cotas são oferecidas pela Globo para o patrocínio de suas transmissões dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Cada cota tem valor que varia entre R$ 25 milhões e R$ 28 milhões. Quem também apresentou seu pacote para os jogos da China foi o Grupo Abril, batizado Abril em Pequim 2008, que envolve seis cotas de valor não divulgado. A cobertura 'abriliana' vai durar dez meses, envolverá 16 revistas da editora, dois guias especiais (um da Placar e outro da Veja), 17 sites na web e um hotsite. Inclui ainda espaços na MTV e em canais da TVA.
Por Marcelo Affini quartamidia@ccsp.com.br