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Quarta Mídia

Esquenta briga na TV aberta (+ Luana, gays e logo)

21.03.07

Coluna Quarta Mídia - 21/03 


Faturamento dobrado


A TV Record anuncia faturamento de R$ 1 bilhão em 2006, valor que demonstra um expressivo crescimento de seus números: em 2004 ela faturou R$ 500 milhões e no ano seguinte, R$ 700 milhões.  O resultado do ano passado – cerca de 43% superior ao de 2005 e que dobrou em dois anos – foi alcançado quando a emissora ainda era a terceira colocada no ranking de audiência em TV aberta aferida pelo Ibope. Como em 2007 a Record já se encontra na vice-liderança absoluta no Ibope, superando o SBT e atrás apenas da Globo, o pensamento lógico é de que a emissora cresça ainda mais neste ano.   


Liderança isolada


Se a Record é só felicidade por ter atingido a casa do bilhão em seu faturamento, a Globo desfruta de confortável liderança. Balanço oficial da emissora dirigido a investidores internacionais, referente a 2006, aponta faturamento 11,9% superior ao de 2005, chegando a R$ 6,253 bilhões. E vale lembrar que daquele bilhão faturado pela Record, 25% foi injetado pela Igreja Universal do Reino de Deus, do bispo Edir Macedo, dono da emissora.


Missão impossível?


Ao anunciar oficialmente na semana passada que a Record havia adquirido os direitos de transmissão com exclusividade para o Brasil dos Jogos Olímpicos de Londres, a serem realizados em 2012, Walter Zagari, vice-presidente comercial da emissora, afirmou que a meta de sua empresa é bater a audiência da Globo até 2009. Em fevereiro deste ano (2007), a média absoluta de audiência na Grande São Paulo, de acordo com o Ibope, dava a liderança para a Globo, com 20 pontos. A Record aparece em segundo lugar, com 7 pontos, seguida pelo SBT, com média de 6 pontos. A Bandeirantes figura em quarto lugar, com 1,9 ponto e a Rede TV está em quinto, com 1,6 ponto no Ibope.


Briga pelo quarto lugar


A diferença de 0,3 ponto na audiência da Band em comparação com a da Rede TV indica, na verdade, um empate técnico. Mas a sucessora da antiga TV Manchete, agora controlada por Amílcare Dalevo e Marcelo de Carvalho Fragali, tem obtido importante audiência no horário nobre com uma programação avessa ao modelo adotado pela Globo e copiado pela Record. Algumas cartadas da Rede TV são esperadas para as próximas semanas, entre elas o anúncio da contratação de Luana Piovani e Dado Dolabela para integrar o elenco da versão brasileira de Desperate Housewives, uma co-produção do canal brasileiro com a Disney, que terá Fábio Barreto como diretor. As negociações com os dois atores estariam avançadas, informa fonte que pede para não ser identificada.


Síndrome de SBT


Enquanto a Rede TV se movimenta para conquistar o quarto lugar em audiência, a Bandeirantes parece sofrer de uma suposta “síndrome de SBT” no que diz respeito à sua grade. Depois de emplacar sucesso considerável na teledramaturgia com Floribella e a reprise de Mandacaru – que era da TV Manchete – a Band não conseguiu emplacar Paixões Proibidas, produzida em conjunto com a portuguesa RTP. A novela acabou deixando a faixa das 22 horas, em que era exibida, após a entrada do futebol na grade do canal, o que ocorreu em virtude de acordo de transmissão compartilhada dos jogos com a Globo. Paixões Proibidas foi suavizada e agora passa às 17h30. Com atração terceirizada – leia-se Show da Fé – no horário nobre, a Band precisa dar mais identidade à sua grade, mesmo problema que abate a emissora de Silvio Santos.


Novidade para gays 1


Vem aí a WiTV - Friendly Television, canal de televisão voltado para o público gay que tem como premissa básica voltar-se para cultura, estilo e qualidade de vida, sem qualquer conteúdo pornográfico. Com Adriano Civita, Celso Vergeiro, Alberto Saul Roitman, Ernesto Schlesinger e Fulvio Rebouças como sócios-proprietários, o WiTV será transmitido inicialmente pela internet (via IPTV) para hotéis, restaurantes, bares, boates, saunas ou qualquer outro tipo de estabelecimento que tenha um posicionamento gay ou simpatizante. O site do canal (www.witv.com.br) será lançado oficialmente na próxima semana. A meta é que em breve a novidade esteja presente também nos line-ups das operadoras de TV paga, como um canal a la carte.


Novidade para gays 2


A proposta do WiTV é oferecer programação de qualidade envolvendo jornalismo, moda, finanças, culinária e gastronomia, turismo, música, estilo de vida, consultoria imobiliária e tendências de consumo em geral. “Não haverá pornografia. Estabelecemos uma grade caracterizada pela alta qualidade, sofisticação e grande conteúdo de informação, com uma abordagem mais profunda de temas inerentes não somente ao universo gay”, afirma Roitman. Segundo os sócios, o lançamento consumirá investimento inicial de US$ 4,5 milhões. “Fizemos uma pesquisa com agências de publicidade e anunciantes e a receptividade foi muito boa. Entre os consultados, 36 empresas afirmaram que não teriam qualquer restrição em anunciar no WiTV”, diz Vergeiro.


Quarta Mídia agradece à Y&R


O logotipo da coluna Quarta Mídia é assinado pela designer Fátima Fernandes, da Young & Rubicam, com direção de criação de Tomás Lorente. Este colunista agradece pela valiosa colaboração.


Por Marcelo Affini - quartamidia@ccsp.com.br


Comentários

PABLO - Estamos perdidos com essa suposta ganancia da RECORD pela liderança. Imaginem quanta m. o povo vai ter que ver de ambas redes pela briga da liderança. Grata surpresa é ver a Cultura empatada com SBT, que por sinal deveria cair mais. Programas como Entrelinhas, Provocações, Planeta Terra, Reporter Eco e Mostra de Filmes faz da Cultura boa opção, pra quem ta de saco cheio de Faustao, novelas, que sao sempre a mesma coisa, Xuxas, Gugus, fofoqueiros, programas de especialidades, enfim. Que se matem. primau@uol.com.br



 

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