arrow_backVoltar

Quarta Mídia

Peixes terá de mudar nome da revista gay; MP da TV Pública recebe 132 emendas

24.10.07

QUARTA MÍDIA

Peixes terá de mudar nome da revista gay DOM; MP que cria TV Pública recebe 132 emendas na Câmara


Peixes sem DOM


A Editora Peixes terá de alterar o nome de sua revista voltada para o público gay, batizada DOM, que foi lançada há cerca de um mês. Isso porque a Fundação Dom Cabral, instituição de ensino de Minas Gerais, detém os direitos de uma publicação também batizada DOM, que existe há um ano. Ainda não se sabe qual será o novo nome do título.


24 anos nas bancas


A Peixes, aliás, realizou nesta semana grande evento na boate Pachá, em São Paulo, para comemorar os 24 anos da revista Fluir. A festa da publicação voltada para esportes de ação, com foco em surf, contou com 2,5 mil convidados. O título, de periodicidade mensal, tem tiragem de 55 mil exemplares e circulação auditada pelo Instituto Verificador de Circulação (IVC).


132 emendas para TV Pública


A Medida Provisória de número 398/07, que cria a TV Pública, ou Empresa Brasil de Comunicação, recebeu nada menos do que 132 emendas de deputados federais e senadores. Somente o deputado Flávio Dino, do PCdoB do Maranhão, apresentou 17 emendas à MP. Entre as 132 emendas, há uma de autoria do deputado Paulo Renato, do PSDB paulista, que proíbe a publicidade na TV Pública, direta ou indiretamente, desde que ela caracterize promoção pessoal de autoridade ou de servidor público. Em entrevista ao Portal da Câmara dos Deputados, Paulo Renato afirmou que “conhecendo as pessoas que estão dirigindo a televisão, eu não tenho dúvida de que essa é uma emenda com a qual eles concordarão”. O comando da TV Pública está a cargo da jornalista Tereza Cruvinel, ex-Organizações Globo.


O Jogador estréia sem festa


O programa O Jogador, que estreou na noite desta terça-feira, dia 23, na grade da TV Record, não conseguiu passar do terceiro lugar na audiência na Grande São Paulo, segundo dados do Ibope. A atração atingiu média de 10 pontos, com pico de 14 pontos. Globo e SBT ficaram à sua frente. Aliás, a Record havia convidado jornalistas para um evento que acompanharia a estréia de O Jogador, mas cancelou a festa apenas algumas horas antes do horário em que estava marcada para acontecer. A explicação foi de que Brito Júnior e Ana Hickman, apresentadores de O Jogador, estariam gravando quadros para o Hoje Em Dia, programa que é exibido ao vivo pela emissora no período da manhã. Muito estranho.


À espera do Cade


O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deverá começar a analisar nas próximas semanas a compra da distribuidora de revistas Fernando Chinaglia pelo Grupo Abril, que já é dona da Distribuidora Nacional de Publicações, mais conhecida como Dinap. A operação dará origem à Treelog S.A. Logística e Distribuição, que deteria praticamente 100% do mercado de distribuição de revistas no Brasil. O argumento do Grupo Abril para a aprovação é de que Dinap e Chinaglia uniriam apenas logística e distribuição, sendo que administração e operações comerciais continuariam separadas. A expectativa é grande no mercado com relação à essa negociação.


Atrasos na Gazeta Mercantil


Um velho fantasma volta a assombrar os funcionários do jornal de economia e negócios Gazeta Mercantil, pertencente à Companhia Brasileira de Multimídia (CBM), presidida por Daniel Barbará. Os salários dos profissionais da casa têm sofrido atrasos constantes em seu pagamento, prática corriqueira quando o jornal era controlado pelo seu antigo dono, Luís Fernando Levy. A CBM é uma empresa do empresário Nelson Tanure, que controla também o Jornal do Brasil e a Editora Peixes. Recentemente, a CMB fechou a revista Forbes Brasil e paralisou as atividades da TV JB apenas alguns meses após o início de suas operações.


Por Marcelo Affini – quartamidia@ccsp.com.br


Comentários

Marcos
- A Fundação Dom Cabral não detém o direito da marca DOM, apenas solicitou o registro do nome. Mas o pedido ainda não foi aprovado. marcos.keith@uol.com.br



 

Quarta Mídia

Peixes terá de mudar nome da revista gay; MP da TV Pública recebe 132 emendas

/