arrow_backVoltar

Quarta Mídia

Acirra-se a batalha entre Globo e Record

03.10.07

Globo e Record em pleno combate 1


A guerra entre Globo e Record devido à operação do canal de notícias Record News chegou ao Palácio do Planalto. O presidente Lula, assim como o governador paulista José Serra e o prefeito paulistano, Gilberto Kassab, estiveram presentes à cerimônia que marcou o início das operações do canal, realizada na última quinta-feira, dia 27. A Conforme noticiado em nota extra da coluna Quarta Mídia, veiculada na ter no Clubeonline (confira aqui), a Globo acusa o Record News de ser ilegal, já que uma mesma pessoa (no caso, o Bispo Edir Macedo) não pode ser dona de dois canais de televisão aberta em uma mesma praça, como ocorreria com a Rede Record e o Record News. E a Record rebateu as críticas ou denúncias da Globo com um editorial em que acusa sua concorrente de ter forjado documentos para ganhar a sua concessão, na década de 60.


Globo e Record em pleno combate 2


Um dossiê contra o Record News teria sido enviado ao presidente Lula algumas horas antes da cerimônia de inauguração do canal acontecer, fato que não é confirmado pela assessoria de imprensa do Palácio do Planalto. Devido ao teor do documento, que ainda não havia sido analisado com propriedade pelo executivo nacional, a abertura do Record News feria a legislação que rege o mercado de telecomunicações do Brasil, e, por volta de meio dia, daquela quinta-feira, assessores de Lula teriam informado à cúpula da Record que o presidente daria a entrevista exclusiva inaugural do canal noticioso, mas que não apertaria o botão dando início à sua operação. 


Globo e Record em pleno combate 3


A partir daí, teria havido um corre-corre por parte dos executivos da Record para tentar convencer o Planalto de que aquelas denúncias contra o Record News não eram verdadeiras. Por fim, Lula foi à cerimônia, deu a entrevista exclusiva mas não apertou o tal botão: quem o fez foi o dono da Record, bispo Edir Macedo, que também é dono da Igreja Universal do Reino de Deus.


GloboNews pode ter sinal aberto 1


Depois da Record ter lançado na TV aberta o Record News, a Globo estuda abrir o sinal do canal pago Globo News. A emissora formalizou uma consulta ao Ministério das Comunicações, na semana passada, sobre a legalidade de um mesmo grupo operar dois canais abertos numa mesma cidade, como fazem Record/Record News e Band/PlayTV. Caso o Ministério responda pela legalidade das operações, a Globo poderá abrir a Globo News no canal 19, concessão obtida nos anos 80 para transmissão de TV paga.


Reforço nos esportes de ação


Proprietária do CNN International, CNN en Español, TNT, Boomerang e Cartoon Network, a Turner International está reforçando o marketing do canal Woohoo, de esportes de ação. A novidade, voltada para televisão por assinatura, terá em sua grade esportes como surf, skate, snowboard, bmx, wake, bodyboard e tudo que compõe esse universo. A programação inclui telejornais diários, filmes, revistas eletrônicas, reality shows, cobertura de eventos, e séries especiais sobre os esportes de ação, a música e o comportamento dos jovens. O Woohoo é projeto dos pioneiros dos esportes de ação no Brasil Antonio Ricardo e Ricardo Bocão, que juntaram 23 anos de experiência na TV e um acervo com mais de 5 mil horas de programação.


Novos canais à vista


A Turner se articula para trazer ao Brasil um pacote de novos canais de TV paga adquiridos da programadora argentina Claxson, líder do segmento naquele país. Já está em andamento um trabalho de adaptação desses canais ao gosto brasileiro, que devem iniciar operações por aqui apenas em 2008. Apenas um canal da Claxson já está disponível na telinha por aqui: o Fashion TV, nos line-ups da Directv/Sky e TVA, entre outras operadoras. 


Novidade no IVC


O Instituto Verificador de Circulação (IVC) apresenta o serviço de auditoria de edições digitais de publicações e também sua mais recente categoria de auditoria: Circulação Controlada de Conteúdo Variado, que permite a filiação de jornais de publicações de distribuição gratuita, mediante normas pré-estabelecidas pelo órgão. O órgão divulga que seu sistema gerencia informações sobre a circulação de 450 publicações, entre jornais e revistas, de diversos Estados, de todas as regiões do País.


Organizações Globo digital


A Rede Globo já produz e exibe sua primeira novela gravada totalmente em sistema digital: Duas Caras, que substituiu Paraíso Tropical no horário nobre. O canal de TV aberto das Organizações Globo já tem diversos programas gerados em tecnologia digital, mas exibidos em sistema analógico, pois ainda falta equipar com o dispositivo digital a outra ponta do sistema, ou seja, as casas dos telespectadores. Já o Sistema Globo de Rádio, também das Organizações Globo, apresenta nesta semana o seu sinal digital de rádio. Trata-se da exploração dos sinais de suas emissoras com tecnologia digital. E a Globosat já trabalha no marketing de seu primeiro canal pago de televisão com 100% de conteúdo produzido em alta definição, cujo lançamento acontece em novembro. Vê-se que digitalização e alta definição são palavras de ordem nas empresas da Globo.


Mão dupla para o Cidade Limpa


A Mão Dupla, empresa especializada na comercialização de espaços publicitários em ônibus com atuação em São Paulo, região metropolitana da capital paulista, Baixada Santista e interior do Estado, começa a propagar pelo mercado seus produtos e serviços dentro de ônibus de transporte coletivo voltados para o mercado anunciante. A empresa esclarece que todos os seus projetos já estão aprovados por legislação, sendo totalmente regulares dentro da Lei Cidade Limpa paulistana.


Abril apresenta a Gloss


A Editora Abril aproveita a realização do MaxiMídia, Fórum Internacional de Marketing e Comunicação e Feira de Negócios e Relacionamento, organizado pelo Grupo Meio & Mensagem, para divulgar ao mercado o projeto da Gloss, sua nova revista feminina (veja anteriores aqui e aqui), que inclui o concurso da Garota Gloss, a ser escolhida entre candidatas que trabalham em agências ou empresas anunciantes. A revista chega às bancas nesta sexta-feira, dia 5 de outubro, e trará na capa a modelo Gisele Bündchen.


12 mil pessoas no Meus Prêmios Nick


O canal de televisão por assinatura Nickeloden comemora o sucesso da oitava edição do Meus Prêmios Nick, premiação que laureou ícones da cultura infanto-juvenil brasileira. O canal produziu três eventos simultâneos, realizados neste domingo, dia 30, em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Somados, os três eventos reuniram público de 12 mil pessoas, segundo os organizadores.


Por Marcelo Affini - quartamidia@ccsp.com.br

Quarta Mídia

/