arrow_backVoltar

R$ 116 bilhões

Indústria da comunicação movimenta 3,15% do PIB

22.10.13


A indústria da comunicação movimentou, em 2010, R$116 bilhões, o que representa 3,15% do PIB daquele ano, segundo o relatório “A Indústria da Comunicação no Brasil”, que acaba de ser apresentado pela ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), com base em dados do IBGE.



Os dados não se referem apenas a investimentos publicitários, pois englobam o valor das empresas de comunicação, de acordo com as receitas apresentadas em seus balanços.



De acordo com o levantamento, a indústria contava com 85,7 mil empresas, naquele ano, que recolheram mais de R$ 14,7 bilhões em impostos.



Em 2010, o setor de comunicação – do qual foi excluído o telemarketing, porque a publicidade teve um peso muito pequeno nesta atividade – pagou R$ 23 bilhões em salários e obrigações a 641 mil pessoas, entre sócios e empregados com carteira assinada.



Dos 12 setores analisados, a TV aberta foi a que registrou a maior receita – mais de R$ 21 bilhões. A publicidade ocupa o quarto lugar, com receitas de R$ 13,9 bilhões, mas está em segundo lugar no número de empresas – são mais de 13,8 mil.



As empresas de internet, com forte presença de publicidade - portais, websites, buscadores, hospedagem - ocupam o primeiro lugar, com 14.350 companhias, no total.



A publicidade lidera o ranking de colaboradores, com 98,1 mil, seguida pela internet, com 88,9 mil funcionários.



Na classificação do IBGE, a publicidade engloba agências, empresas de outdoor, criação de estandes, promoção de vendas, marketing direto, consultoria em publicidade, propaganda aérea e serviços de alto-falante.



 


R$ 116 bilhões

/