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Procon multa McDonald's
O Procon de São Paulo aplicou multa no valor de R$ 3,192 milhões ao McDonalds, por conta das promoções do McLanche Feliz, informa o Instituto Alana, que questionou a prática de venda de sanduíches com brinquedos.
O órgão destaca que McDonalds ainda pode recorrer administrativamente e até judicialmente. A empresa tem 15 dias para apresentar recurso ao Procon.
"O processo ainda está em andamento, mas nessa primeira fase foi confirmado que a empresa cometeu publicidade abusiva, nos termos da denúncia", disse ao G1 o diretor de fiscalização do Procon-SP, Renan Ferracioli.
Em nota, o McDonalds informou que não comenta detalhes de processos em andamento, que "respeita rigorosamente as diretrizes legais na comunicação com seus públicos" e que segue um "rigoroso código de auto-regulamentação publicitária e obrigações previstas no compromisso celebrado em conjunto com outras grandes empresas do setor de alimentos".
Segundo o Instituto Alana, que em 2010 levou o caso ao Procon por meio do Projeto Criança e Consumo, a venda de alimentos com brinquedos para crianças "cria uma lógica de consumo prejudicial e incentiva a formação de valores distorcidos, bem como a formação de hábitos alimentares prejudiciais à saúde.
A criança assiste à publicidade do McDonalds com os personagens do filme nas tevês e depois nos trailers. Quando sai do cinema, não raras vezes, esbarra numa loja da rede. É uma ação de marketing muito agressiva, que se aproveita da vulnerabilidade infantil para vender. É antiético, afirma, em nota, Ekaterine Karageorgiadis, advogada do instituto.