Racismo e LGBTFobia

Pessoas se declaram 'preconceituosas em desconstrução', em campanha

19.08.20

Em uma sociedade que carrega historicamente diversos tipos de preconceitos estruturais, a necessidade de que cada um examine criticamente sua própria conduta é um primeiro passo para que de fato ocorram mudanças mais amplas.

É nesse contexto de responsabilização pessoal que inúmeros formadores de opinião apareceram recentemente em suas redes sociais, assumindo que são "racistas em desconstrução" ou "LGBTFóbicos em desconstrução".

Nomes como Fábio Porchat, Nany People, Fafá de Belém e padre Júlio Lancellotti estão entre as "personalidades" que aderiram ao movimento "Em Desconstrução", criado por Marcos Guimarães, sócio-diretor da Designorama Design Estratégico & Concepção Visual.

A primeira fase da campanha contou com peças que mostravam os participantes como se estivessem em uma terapia coletiva, sentados numa cadeira no centro de uma sala. No texto, em caixa alta, a admissão: "Sou um racista em desconstrução".

A etapa seguinte traz imagens semelhantes, mas agora refletindo sobre a questão da LGBTFobia. Uma terceira fase da comunicação promete fazer uma reflexão sobre o machismo.

"'Em Desconstrução' é um movimento antipreconceito para dar visibilidade, provocar discussão e propor ações concretas em torno do racismo, LGBTfobia e machismo. Tudo isso, juntamente com instituições e iniciativas que historicamente combatem esses preconceitos", explica Guimarães, em texto sobre o movimento. "Quando crianças, somos expostos muitas vezes a ambientes tóxicos, absorvemos e aprendemos a falar a língua do racismo, do machismo, da LGBTfobia. Isso torna-se algo tão natural que, como adultos, reproduzimos esses mesmos preconceitos na sociedade, perpetuando de geração em geração situações inaceitáveis e degradantes", lamenta.

O site da campanha mostra personalidades que já aderiram ao projeto e conta com uma área que reúne informações sobre iniciativas que trabalham no combate ao racismo e à LGBTFobia (e, em breve, também trará aquelas que lutam contra o machismo) e mostrando a melhor maneira de apoiá-las. Na área "Conta Comigo", as pessoas são convidadas a relatar suas próprias histórias sobre esses temas.

Entre as instituições parceiras do movimento estão Educafro, Casinha Acolhida e Bharbixas Esporte Clube.

"Em Desconstrução" também recebeu algumas críticas nas redes sociais, de pessoas que apontam que, para não ficar no "raso", a campanha deveria incluir "investimentos financeiros imediatos" nas comunidades citadas, a fim de melhorar a realidade vivida por esses grupos, que são atingidos de forma mais contundente pelo desemprego, pela falta de acesso à educação e à saúde.

Racismo e LGBTFobia