arrow_backVoltar

Ranking SDE

As empresas que menos atendem reclamações

02.12.09

A Secretaria de Direito Econômico (SDE) lança nesta quarta-feira (02) o "Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas", ranking elaborado a partir de reclamações que viraram processos administrativos nos Procons de todo o Brasil.


O cadastro contém 104 mil reclamações contra cerca de 10 mil empresas. Desse total, 70% das demandas dos clientes foram atendidas depois de virarem processos.


Abaixo, a lista dos dez primeiros colocados, em termos proporcionais, no ranking das empresas que menos atendem às reclamações:


1) Bemq-Siemens: 78% de reclamações não atendidas
2) Banco Panamericano: 60%
3) Gradiente: 57%
4) Santander/Real: 53%
5) Claro: 48%
6) Oi: 47%
7) Banco BMG: 41%
8) TIM: 41%
9) Bradesco: 40%
10) Banco do Brasil: 37%


Abaixo, a relação das dez empresas que mais reclamações receberam, em números absolutos:


1) Oi
2) Itaú Unibanco
3) Nokia
4) Sony Ericsson
5) TIM
6) LG
7) Claro
8) Samsumg
9) Vivo
10) Lojas Americanas

As informações são de Lauro Jardim, da Veja.Com.

Ranking SDE

/