arrow_backVoltar

Re-poster

Artistas recriam velhos anúncios da Skol de tom machista

09.03.17

A Skol apresentou nesta quarta-feira, 8, em suas páginas nas redes sociais o movimento chamado Re-poster, projeto que teve concepção da F/Nazca. A empresa convidou oito artistas mulheres para fazer uma releitura de velhas campanhas publicitárias. São peças que tratam a mulher como objeto sexual. Como ressalta a diretora de marketing de Skol, Maria Fernanda Albuquerque,elas não representam mais os valores e compromissos” da marca. A releitura é demonstrada em um vídeo compartilhado pelo Facebook e YouTube (veja abaixo).

Maria Fernanda lembra que a companhia vem incorporando mais a diversidade em sua comunicação. Em 2016 foi lançada a campanha Respeito in On. Além disso, a marca apoio as paradas de Orgulho LGBT em São Paulo, no Rio e em Belo Horizonte. Neste ano, Skol e no Carnaval foi para as ruas com a ação contra o assédio batizada de Apito de Respeito. O movimento Re-poster é mais uma iniciativa nesse sentido. “A ideia não é apagar a história, mas deixá-la no passado. Assim como a sociedade e como nossos consumidores, estamos em constante evolução”, diz a diretora de marketing.

No site skol.com.br/reposter, a empresa afirma que mulheres objetificadas já não são representadas há alguns anos em suas campanhas. Mas essas imagens reaparecem vez por outras nas redes. Por isso, foram convidadas as oito ilustradoras e artistas plásticas para recriarem essas velhas peças.  Camila do Rosário (ilustradora que atua no Rio de Janeiro), Carol Rossetti (designer e ilustradora com apresentação no TED Women 2015, de Monterey, nos EUA), Elisa Arruda (designer e artista nascida em Belém), Eva Uviedo (ilustradora argentina radicada em São Paulo), Evelyn Queiroz (ilustradora e grafiteira, que tem a persona artística Negahamburguer), Manuela Eichner (artista visual formada em Escultura que produz vídeos, performances e colagens), Sirlanney Nogueira (artista plástica, quadrinista e autora do livro Magra de Ruim) e Taina Lima (grafiteira e ilustradora conhecida como Criola) fazem parte da ação – que tem vídeos publicados no YouTube contando como foi o processo de cada uma. A marca convida os consumidores a fazerem o mesmo. As imagens mais legais vão aparecer no site.

Ficha Técnica:

AGÊNCIA: F/Nazca Saatchi & Saatchi
CLIENTE: AmBev
PRODUTO: Skol
TÍTULO: Reposter
DIREÇÃO GERAL DE CRIAÇÃO: Fabio Fernandes
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Theo Rocha
CRIAÇÃO: Theo Rocha | Gustavo Mayrink | Lara Roncatti | João Freire | Bruno Castellotti | Wander Tosta
ATENDIMENTO: Ricardo Forli | Thiago Iusim | Marcela Paiva| Julia Marquezi
MÍDIA: Mauricio Almeida | Thiago Custódio | Eric Zanelli | Juliana Roque | Gabriela Vecchia
PLANEJAMENTO: Erika Kitabayashi | Quentin Mahe | Murilo Toda
RTV: Giuliano Springhetti | Elucieli Nascimento | Fernanda Sousa | Rafael Paes | Victor Alloza
PRODUTORA DO FILME: Vetor Filmes
DIREÇÃO DE CENA: Luiza Campos
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Alberto Lopes / Paula Moraes / Francisco Puech
ATENDIMENTO: Vandreia Ribeiro / Giovana Grigolin/ Isabela Gava
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Camila Cornelsen
PÓS-PRODUÇÃO/FINALIZAÇÃO: Equipe Vetor Zero
PRODUTORA DE SOM: LOUD
MAESTRO: Janecy Nascimento
ATENDIMENTO: Ludmila Stempniewski

CONTEÚDO: Jaqueline Amaral | Fernanda Fontes | Natalia Fava
GERENTE DE PROJETOS: Luiz Gama | Bia Pennino | Beatriz Andreucci
B.I.: Willian Zanette | Doelio Bergamo | Verônica Zanuzzo

PRODUÇÃO GRAFICA: Jomar Farias | Leandro Ferreira
ARTBUYER: Edna Bombini

APROVAÇÃO CLIENTE: Paula Lindenberg | Maria Fernanda Albuquerque | Lia Bertoni | Felipe Santini | Daniel Feitoza

Re-poster

Artistas recriam velhos anúncios da Skol de tom machista

/