Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Oi, Claro, Carrefour, TAM, LG e cia. em destaque
Os celulares lideraram o ranking de queixas de consumidores no Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas, em 2011, segundo dados divulgados nesta terça-feira (18) pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça.
É o segundo ano consecutivo que os aparelhos celulares ocupam essa posição. Conforme o levantamento, o segmento apresentou 14,1% de todas as queixas levadas aos Procons de todo o país.
Na sequência, estão os produtos de informática (6,8%), eletrodomésticos da linha branca (6,8%), cartões de crédito (6,6%), serviço de telefonia celular (6,1%) e bancos comerciais (5,6%).
Embora lidere o ranking de setores mais reclamados, o segmento de telefonia não figura na lista dos fornecedores mais negligentes no atendimento aos consumidores. O setor atendeu mais de 50% dos casos.
No ranking dos que menos atenderam os consumidores, quem aparece na frente é a AES Eletropaulo, com apenas 25,9% de atendimento satisfatório às reclamações dos consumidores. A seguir vem a TAM (29,9% de problemas solucionados), Carrefour (33,6%), Banco Panamericano (35,7%) e Caixa (48,2%) .
A Eletropaulo informou, em nota, que aderiu ao programa de metas para aumentar o índice de casos solucionados e que já reduziu em 19% o recebimento de demandas até agosto, acima da meta anual de 10% estipulada pelo Procon. Explicou que 83% dos casos foram solucionados no primeiro atendimento e o objetivo é atingir 85% até o fim de 2012.
O Carrefour reafirmou seu compromisso em reduzir o número de reclamações e aumentar o nível de satisfação dos clientes. Acrescentou que vem intensificando o relacionamento com os órgãos de defesa do consumidor para melhoria de seus processos.
O ranking das empresas mais reclamadas nos Procons brasileiros é liderado pela Oi, com 4,52% do total de reclamações. LG aparece em segundo (3,35%), seguida da Claro/Embratel (3,32%), Itaú (3,28%) e Máquina de Vendas (Ricardo Eletro e cia), com 3,16%.
A Claro informou, também em nota, que está avaliando o resultado do estudo e que "vem realizando fortes investimentos em tecnologias e em novas plataformas para um melhor atendimento ao consumidor". A Oi, LG e TAM não responderam.
As informações são do Estadão. Leia na íntegra aqui.