arrow_backVoltar

Red Bull House of Art

1ª exposição de 2011 em cartaz até maio

29.03.11

O Edifício Sampaio Moreira, localizado no centro de São Paulo, foi a fonte de inspiração para os artistas que participam da primeira residência artística da temporada 2011 do projeto "Red Bull House of Art", em exposição até maio.


Considerado o “avô dos arranha-céus” de São Paulo, o Sampaio Moreira revelou-se um celeiro de inspiração para os artistas Ana Prata, Bruno Storni, Felipe Bittencourt, Gustavo Ferro, Renato Pêra e Theo Craveiro, ao longo de oito semanas de residência.


“A arquitetura do prédio realmente foi um grande motivador para a criação e participação neste projeto”, diz Ana Prata que usou o prédio como fundo para uma cena de cinema noir e fez desenhos de frames em suas paredes.


Renato Pêra foi além das paredes e buscou elementos do prédio que fossem particulares do período de construção, entre os anos 1920 e 1930. O objetivo, segundo ele, é brincar com as expectativas de futuro da época. “Busquei sequestrar alguns elementos particulares da arquitetura do prédio, como as janelas, e deslocar para outros meios”, conta.


Nestas buscas, o artista encontrou um quebra-cabeça com um desenho de uma janela antiga – muito parecido com as janelas presentes no topo das portas dos elevadores do Sampaio Moreira.


O Brasil foi o primeiro país a realizar a Red Bull House of Art, em novembro de 2009, sempre com endereço no centro da cidade de São Paulo. Naquele ano, a sede foi o antigo Hotel Central, na avenida São João, e reuniu 10 artistas de diferentes países.


De lá para cá, foram mais três residências: duas em 2010 e esta primeira em 2011, sempre com artistas de São Paulo.


Até o final do ano, serão mais três residências, com seis artistas cada e duração média de dois meses por turma. Além do Brasil, o projeto passa a ser realizado em outros países este ano, como Portugal, EUA, Austrália e Inglaterra.


Para a próxima turma, que ingressou na residência na última segunda-feira, 28 de março, a curadora Luisa Duarte terá a companhia do crítico de arte e professor de artes plásticas Fernando Oliva.


Serviço:


Exposição até maio de 2011:


Grupo 3: Ana Prata, Bruno Storni, Felipe Bittencourt, Gustavo Ferro, Renato Pera e Theo Craveiro. Curadoria: Luisa Duarte


Térreo do Edifício Sampaio Moreira e décimo andar


De segunda a sábado, das 10h às 20h


Endereço: Edifício Sampaio Moreira


Rua Líbero Badaró, 346 – Vale do Anhangabaú – São Paulo


 Leia anterior sobre o assunto aqui.

Red Bull House of Art

/