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Facebook vai medir retorno de publicidade
A rede social Facebook e a consultoria Nielsen anunciaram na segunda-feira (21/9) uma aliança que promete amenizar o problema de companhias que têm dúvidas sobre apostar ou não em redes sociais: a dificuldade de medir o retorno de seus investimentos.
A parceria estratégica deve durar alguns anos e gerou o produto "BrandLift" que vai medir, por meio de votos dos usuários do Facebook, o efeito dos anúncios exibidos na rede social.
Poucos detalhes foram revelados sobre a ferramenta. Em comunicado, a Nielsen afirmou que as enquetes na página inicial do Facebook pretendem medir os sentimentos do público em relação aos anúncios, como a lembrança da peça publicitária, a associação da mensagem e da marca e o retorno em compras.
Citando dados da empresa de métricas online comScore, o blog All Things Digital, do jornal The Wall Street Journal destaca que, em julho, o Facebook registrou 9,1% de participação em banners visualizados na internet norte-americana - contra 6,8% em janeiro deste ano.
O alcance coloca a rede social em segundo lugar, atrás do Yahoo e à frente de empresas como Microsoft e AOL, que registraram 5,7% e 3,6% de participação neste segmento, respectivamente.
Por enquanto, o Nielsen BrandLift é parte da parceria com o Facebook, mas o produto será expandido para outros sites, disse o presidente da Nielsen Online, John Burbank, ao blog da CNET.
O executivo não confirmou os rumores de que o serviço seria expandido para os demais sites participantes do programa Facebook Connect.
Infos do IDGNow