arrow_backVoltar

Redes sociais

Ibope lança ferramentas de análise

13.05.10

O Ibope Mídia e o Ibope Nielsen Online anunciam o lançamento das ferramentas de análise de redes sociais BuzzMetrics e VideoCensus, com a proposta de ajudar a diagnosticar a situação de uma marca nesse universo. 


Por meio de uma palavra-chave, o BuzzMetrics pode identificar quantas vezes empresas, marcas, produtos, campanhas ou eventos foram citados em redes sociais, blogs, microblogs, fóruns, vídeos ou conteúdo online tradicional.


A ferramenta pode detectar, além do "quanto se fala", também "quem fala e quem escuta, como e onde se fala, do que se fala e o sentimento que prevalece em cada comentário", de acordo com o Grupo Ibope.

O BuzzMetrics cobrirá, em Língua Portuguesa, mais de 4,5 milhões de blogs, 70 mil fóruns e 50 milhões de comentários.


Já VideoCensus fornecerá uma gama de análises sobre o desempenho dos vídeos e anúncios online.


O foco das ferramentas é o comportamento do usuário, bem como o tempo médio utilizado pelos espectadores, os conteúdos mais acessados e o número de vezes que vídeos são reproduzidos.


A ferramenta ainda atribui uma nota à qualidade da experiência do espectador em relação a vídeos e conteúdo publicitário, a "average attentiveness score". 


A pontuação é gerada a partir da análise de todos os eventos relacionados aos vídeos desde o momento em que o usuário começa a assisti-lo: tempo e número de execuções pelo mesmo espectador, se o vídeo está em foco e eventos de interação (aumentar o volume, maximizar a tela, entre outros).


No Brasil, o alcance das redes sociais em março, segundo o NetView, foi de 85,6% dos internautas ativos no trabalho e residência. Essa é a maior penetração das redes sociais no mundo, bem acima da Itália, segunda colocada, com 78,7% de alcance.

Redes sociais

/