Reestruturação

Publicis Groupe entra em nova fase no Brasil

27.11.23

O Publicis Groupe deve passar por uma reestruturação no Brasil, que incluirá aglomeração de sedes em um mesmo endereço e, por consequência, uma redistribuição e revisão das equipes. No caso da área de comunicação corporativa, por exemplo, a ideia parece ser manter apenas um ou dois representantes do time atual em casa e terceirizar a maior parte das demandas do setor. A seleção para definir a empresa que vai assumir a função já estaria em fase final, de acordo com fontes do Clubeonline.

Outras áreas do grupo também devem passar por reconfiguração durante a próxima semana.

As mudanças ocorrem um mês depois de a executiva Claudia Fernandes ter sido anunciada no cargo de chief marketing officer do grupo (leia aqui) e cinco meses depois da chegada de Gabriela Onofre como CEO do grupo (aqui).

Além disso, sem alarde, a Talent Marcel, uma das agências de publicidade do grupo, parece deixar aos poucos o seusobrenomede lado, voltando a usar apenas Talent (no próprio site da agência, a marca principal, no canto superior esquerdo, já é uma imagem na qual aparece apenas a palavra Talent, assim como há uma URL disponível sem o Marcel). Contudo, os termos do acordo com a Marcel, agência do Publicis Groupe sediada em Paris, estariam mantidos, segundo apurado pelo Clubeonline. A mudança no uso da nomenclatura estaria provavelmente relacionada apenas ao novo posicionamento da agência - “Conversa muda tudo” -, que pretende reforçar o espírito “Power of One” da holding. A estratégia seguiria também uma tendência de “retorno às origens”, que vem sendo observada recentemente na indústria da publicidade, em caminho já trilhado por agências como a DPZ&T, que voltou com a icônica marca DPZ, ou a SunsetDDB, que retornou como DM9.

Segundo maior grupo de publicidade do Brasil, atrás apenas do WPP, o Publicis é dono das agências Publicis, Le Pub, Leo Burnett Tailor Made, Talent, DPZ, One Digital, Performics (performance), Sapient (dados e tecnologia) e ARC (shopper experience), e das produtoras Prodigious e PMX, além da agência de RP MSL Andreoli.

Outra frente que está sendo trabalhadada pela holding no intuito de reforçar a prática do modelo “Power of One” no país está relacionada a ações que visam fortalecer a Performics, agência de performance conduzida pela managing director Rafaela Queiroz. Ainda de acordo com fontes do Clubeonline, o time da casa está tendo uma participação maior nos jobs, analisando e propondo soluções em mídia para os clientes do Publicis Groupe. Dentro deste modelo, a Performics também tem participado de concorrências, junto às demais agências do grupo, como ocorreu no processo de SportingBet, por exemplo, conta conquistada recentemente pela DPZ.

Nessa linha de mudanças no Brasil, o grupo também está à procura de um imóvel que acomode as empresas que compõem a holding, menos a Talent, que está em novo endereço há alguns meses (rua da Consolação, 3140). Como parte do movimento, em fevereiro de 2024 a Leo Burnett Tailor Made deixará seu tradicional escritório (à rua Brejo Alegre), rumo à sede do Publicis Groupe no Brasil, na Vila Olímpia.

Procurada pelo Clubeonline para comentar, a holding confirma que "há, sim, planos para todas as agências irem para o São Paulo Corporate Towers (sede da holding no Brasil), com exceção da Talent".

Fontes do mercado também apostam em possível fusão entre agências do Grupo, processo que pode ser facilitado após a reacomodação das empresas em uma mesma sede. No entanto, o Publicis Groupe nega que haverá junção de agências.

Sobre os processos internos de "readequação" de profissionais, a holding preferiu não comentar.

Reestruturação