Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Ogilvy deixa de usar Interactive
Depois de processo de integração entre as áreas on e off line que durou cerca de um ano, uniu departamentos e absorveu investimentos, segundo a própria agência, de US$ 2 milhões, a Ogilvy & Mather deixa de usar a marca OgilvyInteractive.
Mudamos os nossos processos, as pessoas, criamos conflitos e sinergias. O Twitter @claroronaldo, que hoje tem 1,5 milhão de seguidores, ilustra bem o caminho que decidimos seguir, argumenta o diretor-geral da Ogilvy & Mather, Fernando Musa, que ao lado de Anselmo Ramos, vp nacional de criação, lidera esse processo.
A agência afirma contar agora com 130 pessoas com expertise em digital. Diz ainda que, em um ano, pelo menos 55 profissionais foram contratados.
Apesar das áreas de planejamento, atendimento, criação e mídia não terem mais nenhuma divisão entre on e off line, a Ogilvy reforçou alguns departamentos que exigem conhecimento de especialistas, como Produção Digital, UXD (User Experience Design) e Web Analytics.
A criação entendeu que para o consumidor não existe separação entre on e off line. Quando juntamos as equipes, houve um choque, num primeiro momento. Quem era off teve que se digitalizar e vice-versa. Hoje, todos os diretores são chamados de integrated creative directors, diz Anselmo.
Para ajudar a permear a cultura por toda a empresa, a Ogilvy conta com um diretor de integração digital, Daniel Tártaro. Meu desafio é ajudar a pensar em como podemos conectar os pontos de contato digitais e tradicionais. É trabalhar para que o digital não seja apenas o desdobramento de uma campanha e sim uma plataforam de comunicação, diz Tártaro, na agência há dois anos.
Sob seu comando estão as áreas que exigem maior nível de especialidade, como a produção, toda concentrada na unidade Porto Digital, no Recife que, desde 2008, vem recebendo investimentos do grupo. Hoje, 50 pessoas trabalham nesse escritório há 12 meses, eram 20.
A Ogilvy praticamente não terceiriza sua produção digital. Produzimos 90% daquilo que entregamos, detalha o diretor de integração digital.
Já a área de UXD, com 10 profissionais, é responsável por desenhar as interações entre os consumidores e as plataformas digitais das marcas.
Outra área que a Ogilvy buscou fortalecer é a de web analytics, que avalia o comportamento do consumidor desde o momento em que ele navega num website, passando pelo impacto causado pela mídia tradicional, até a sua ida efetiva ao ponto de venda.