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Respeito ao consumidor

Confira resultado da pesquisa

16.12.09

Dados da 7ª edição da pesquisa “As empresas que mais respeitam o consumidor”, conduzido pela Shopper Experience em parceria com a revista Consumidor Moderno, foram divulgados nesta quarta-feira (16), em São Paulo, durante evento que reuniu executivos das empresas que são consideradas destaque no quesito respeito ao consumidor brasileiro.


O estudo busca medir a experiência efetiva dos consumidores e apontar quais são as marcas e empresas que mais os respeitam.


Foram 1.350 entrevistas com consumidores com mais de 18 anos, das classes A, B, C e D, residentes em São Paulo, Ribeirão Preto,  Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.


Entre os atributos avaliados estão atendimento, qualidade dos produtos e/ou serviços, preço, publicidade (ética, séria e comprometida), responsabilidade socioambiental e monitoramento do índice de satisfação dos clientes por meio de pesquisas.


O estudo detectou, dentre outros dados, que mesmo com o cenário de crise econômica mundial, apenas 12% dos brasileiros entrevistados apontaram o custo como fator principal para adquirir produtos e serviços.


Na análise regional, os consumidores do Rio de Janeiro são os que mais valorizam o preço (21%), seguidos pelos de Pernambuco (18%), São Paulo (17%), Porto Alegre (14%) e Belo Horizonte (10%).


A pesquisa mostra ainda que 61% dos entrevistados priorizam o atendimento ao cliente mais do que a qualidade ou preço do produto. Atributos como educação, cortesia e boa apresentação do atendente foram destacados por 34% dos entrevistados.


A qualidade do produto ocupa a segunda posição no ranking, sendo apontada por 26% dos consumidores como o item mais importante de respeito ao consumidor. Destaque para durabilidade, garantia, selo Inmetro e embalagem – itens apontados por 14% dos entrevistados como diferencial na hora da compra.


O índice geral da pesquisa revela que a imagem que a empresa tem no mercado é determinante para 24% dos entrevistados: 5% dos clientes estão atentos ao respeito com funcionários, 4% levam em consideração os investimentos da empresa em responsabilidade social e 3% estão atentos com relação a atuação ambiental.


Confira abaixo a lista das empresas que mais respeitam os consumidores, de acordo com a pesquisa:


CONSUMO


ALIMENTOS: Cosan Alimentos/União  (77%)


REFRIGERANTES: Coca-Cola (69%)


HIGIENE E LIMPEZA: Bombril (65%)


HIGIENE PESSOAL E PERFUMARIA: Johnson&Johnson (65%)


CERVEJA: Ambev  (46%)


INDÚSTRIA


ARTIGOS ESPORTIVOS: Adidas (69%)


COMPUTADOR PESSOAL: Apple (67%)


CELULAR: Nokia (57%)


ELETROELETRÔNICOS: Sony (57%)


INDÚSTRIA FARMACÊUTICA: Medley (56%)


AUTOMÓVEIS: Honda (53%)


CALÇADOS: Vulcabrás/Azaléia (53%)


ELETRODOMÉSTICOS: Philips (49%)


VAREJO


FARMÁCIAS: Panvel Sul (61%)


FAST FOOD: McDonald´s (53%)


TÊXTIL / LOJAS DE ROUPAS: C&A (48%)


HIPERMERCADOS: Carrefour (41%)


ELETRODOMÉSTICOS E ELETROELETRÔNICOS: Casas Bahia (35%)


SERVIÇOS


PREVIDÊNCIA PRIVADA: Porto Seguro (52%)


CARTÃO DE CRÉDITO (BANDEIRA): VISA (51%)


REVISTAS: Editora Abril (50%)


JORNAIS: Folha de S. Paulo (47%)


SAÚDE (ASSISTÊNCIA MÉDICA): Amil (47%)


GÁS DE COZINHA: Ultragaz (45%)


POSTO DE COMBUSTÍVEL: Petrobras (45%)


ENERGIA ELÉTRICA: Cemig (44%)


EMISSORA DE TV: TV Globo (41%)


PROVEDOR DE INTERNET: Terra (41%)


BENEFÍCIO REFEIÇÃO: Ticket (40%)


GÁS ENCANADO: Comgás (36%)


COMPANHIAS AÉREAS: Gol (34%)


TELEFONIA MÓVEL: TIM (33%)


BANCOS: Bradesco (30%)


TV POR ASSINATURA: Sky (30%)


TELEFONIA FIXA: Embratel (26%)


SERVIÇOS FINANCEIROS / EMPRÉSTIMO PESSOAL: Banco IBI (19%)


SERVIÇOS PÚBLICOS: CPTM (18%)

Respeito ao consumidor

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