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Confira resultado da pesquisa
Dados da 7ª edição da pesquisa As empresas que mais respeitam o consumidor, conduzido pela Shopper Experience em parceria com a revista Consumidor Moderno, foram divulgados nesta quarta-feira (16), em São Paulo, durante evento que reuniu executivos das empresas que são consideradas destaque no quesito respeito ao consumidor brasileiro.
O estudo busca medir a experiência efetiva dos consumidores e apontar quais são as marcas e empresas que mais os respeitam.
Foram 1.350 entrevistas com consumidores com mais de 18 anos, das classes A, B, C e D, residentes em São Paulo, Ribeirão Preto, Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Entre os atributos avaliados estão atendimento, qualidade dos produtos e/ou serviços, preço, publicidade (ética, séria e comprometida), responsabilidade socioambiental e monitoramento do índice de satisfação dos clientes por meio de pesquisas.
O estudo detectou, dentre outros dados, que mesmo com o cenário de crise econômica mundial, apenas 12% dos brasileiros entrevistados apontaram o custo como fator principal para adquirir produtos e serviços.
Na análise regional, os consumidores do Rio de Janeiro são os que mais valorizam o preço (21%), seguidos pelos de Pernambuco (18%), São Paulo (17%), Porto Alegre (14%) e Belo Horizonte (10%).
A pesquisa mostra ainda que 61% dos entrevistados priorizam o atendimento ao cliente mais do que a qualidade ou preço do produto. Atributos como educação, cortesia e boa apresentação do atendente foram destacados por 34% dos entrevistados.
A qualidade do produto ocupa a segunda posição no ranking, sendo apontada por 26% dos consumidores como o item mais importante de respeito ao consumidor. Destaque para durabilidade, garantia, selo Inmetro e embalagem itens apontados por 14% dos entrevistados como diferencial na hora da compra.
O índice geral da pesquisa revela que a imagem que a empresa tem no mercado é determinante para 24% dos entrevistados: 5% dos clientes estão atentos ao respeito com funcionários, 4% levam em consideração os investimentos da empresa em responsabilidade social e 3% estão atentos com relação a atuação ambiental.
Confira abaixo a lista das empresas que mais respeitam os consumidores, de acordo com a pesquisa:
CONSUMO
ALIMENTOS: Cosan Alimentos/União (77%)
REFRIGERANTES: Coca-Cola (69%)
HIGIENE E LIMPEZA: Bombril (65%)
HIGIENE PESSOAL E PERFUMARIA: Johnson&Johnson (65%)
CERVEJA: Ambev (46%)
INDÚSTRIA
ARTIGOS ESPORTIVOS: Adidas (69%)
COMPUTADOR PESSOAL: Apple (67%)
CELULAR: Nokia (57%)
ELETROELETRÔNICOS: Sony (57%)
INDÚSTRIA FARMACÊUTICA: Medley (56%)
AUTOMÓVEIS: Honda (53%)
CALÇADOS: Vulcabrás/Azaléia (53%)
ELETRODOMÉSTICOS: Philips (49%)
VAREJO
FARMÁCIAS: Panvel Sul (61%)
FAST FOOD: McDonald´s (53%)
TÊXTIL / LOJAS DE ROUPAS: C&A (48%)
HIPERMERCADOS: Carrefour (41%)
ELETRODOMÉSTICOS E ELETROELETRÔNICOS: Casas Bahia (35%)
SERVIÇOS
PREVIDÊNCIA PRIVADA: Porto Seguro (52%)
CARTÃO DE CRÉDITO (BANDEIRA): VISA (51%)
REVISTAS: Editora Abril (50%)
JORNAIS: Folha de S. Paulo (47%)
SAÚDE (ASSISTÊNCIA MÉDICA): Amil (47%)
GÁS DE COZINHA: Ultragaz (45%)
POSTO DE COMBUSTÍVEL: Petrobras (45%)
ENERGIA ELÉTRICA: Cemig (44%)
EMISSORA DE TV: TV Globo (41%)
PROVEDOR DE INTERNET: Terra (41%)
BENEFÍCIO REFEIÇÃO: Ticket (40%)
GÁS ENCANADO: Comgás (36%)
COMPANHIAS AÉREAS: Gol (34%)
TELEFONIA MÓVEL: TIM (33%)
BANCOS: Bradesco (30%)
TV POR ASSINATURA: Sky (30%)
TELEFONIA FIXA: Embratel (26%)
SERVIÇOS FINANCEIROS / EMPRÉSTIMO PESSOAL: Banco IBI (19%)
SERVIÇOS PÚBLICOS: CPTM (18%)