Uma pesquisa realizada pela Nielsen Holdings revela que a fatia de "consumidores com preocupações sociais" está aumentando.
A "Pesquisa Global sobre Responsabilidade Social Corporativa" entrevistou mais de 28 mil consumidores com acesso a internet em 56 países, em agosto e setembro de 2011.
Cerca de dois terços (66%) dos consumidores declararam que preferem comprar produtos e serviços de empresas que tenham implantado programas de 'retribuição à sociedade'. Uma proporção menor dos entrevistados, mas ainda assim quase metade (46%), declara estar disposta a pagar mais por produtos e serviços dessas empresas.
Essa preferência se estende também a outras questões: a maioria dos consumidores ouvidos prefere trabalhar para essas empresas (62%) e investir nelas (59%).
O relatório ainda aponta diferenças regionais importantes na consciência social dos consumidores: entrevistados da América Latina, Oriente Médio, África e Ásia demonstram maior predisposição a pagar mais por produtos de empresas que dão algum retorno à sociedade do que os consumidores da América do Norte e Europa.
Com informações da
Folha.