Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
CCRJ e Consumoteca em pesquisa sobre o criativo carioca
O Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ) e a Consumoteca, que estuda o comportamento do consumidor brasileiro, apresentarão a pesquisa "Retrato Criativo", no dia 30, às 9h, na Casa do Saber do Rio de Janeiro.
O estudo investigou o mercado publicitário carioca, seus desafios e as motivações aos olhos dos profissionais criativos da cidade. Clóvis Speroni, presidente do Grupo 3+; Rodolfo Medina, presidente da Artplan; Gustavo Bastos, sócio-diretor da 11:21, e Carlos Russo Di Celio, diretor de criação da F/Nazca, contribuíram com suas opiniões.
O encontro também convidará os presentes para uma troca de ideias com Jader Rosseto (vp de criação da Agência3), Rynaldo Gondim (AlmapBBDO) e Luís Claudio Salvestroni (presidente do CCRJ).
Entre os temas propostos à discussão estão: Como aquecer a economia criativa e valorizar o profissional criativo carioca? e Como aproveitar as características positivas e negativas desses novos profissionais retendo na cidade os talentos?.
Uma das discussões interessantes da pesquisa é a relação das agências cariocas com clientes de fora da cidade ou Estado. É um ponto de divergência entre os executivos entrevistados. É difícil não olhar o Rio de Janeiro como mercado local quando nós mesmos usamos um discurso de que os cariocas são muito diferentes e as marcas precisam de um conhecimento específico para se comunicarem aqui. Essa ideia reforça um posicionamento local que inibe, apesar de não impedir, que agências daqui atendam clientes de outras praças, afirma Bruno Maletta, diretor da Consumoteca, um dos responsáveis pela pesquisa.
O presidente do CCRJ, Luís Claudio Salvestroni, conta que idealizou o projeto desde que assumiu a presidência do Clube no início deste ano. Precisamos assumir a posição de trabalhar em benefício da qualidade final do que está sendo produzido no Rio. É um trabalho do CCRJ para todo o mercado, declara.
Para participar é necessária confirmação de presença pelo e-mail: retratocriativoccrj@gmail.com.