Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Com Jader Rossetto
Clubeonline: Jader, você é o diretor de criação e de marketing do projeto Rio, eu te amo, novo filme da franquia Cities of Love e está trabalhando ao lado do diretor da área de projetos interativos da BossaNovaFilms, Paulo Perez, e do empresário Oskar Metsavaht (Osklen). Como aconteceu essa aproximação e seu envolvimento no projeto?
Jader Rossetto: Eu brinco que meu último ano não foi sabático, foi digitalizático. Eu estava muito interessado na área digital, nas redes sociais, no e-commerce e, no Brasil, as agências ainda não são tão integradas on e off line. É uma intenção, mas ainda não é uma realidade. Como eu estava buscando essa efervescência das redes sociais e da interatividade, resolvi atuar por um tempo na Garage Interactive, logo que saí da EuroRSCG, para estudar e aprender mais sobre a área digital. Nesse período, atendi a área interativa de Honda, do canal GNT, participei indiretamente da construção do Skol Beats digital, enfim, atuei em vários projetos que misturam on e off. Então, a BossaNova, uma das produtoras envolvidas no Rio, eu te amo, me convidou para coordenar o marketing do projeto, levando em consideração meus 18 anos de experiência off line mais esse ano em que fiquei mais ligado à área digital e essa minha busca constante pelo novo. A partir daí, passei a ser o diretor de criação/ diretor de marketing do projeto.
Clubeonline: Rio, eu te amo faz parte do projeto maior Cities of Love, que reúne histórias de amor sobre determinadas cidades. Conte um pouquinho mais sobre o projeto e as produtoras envolvidas no desenvolvimento do longa.
Rossetto: Os filmes anteriores do Cities of Love foram Paris, je taime e NY, I love you. A terceira cidade é o Rio de Janeiro. O longa será rodado em 2010, lançado em 2011 e trará 10 histórias, de 10 diretores diferentes, sobre o amor na Cidade Maravilhosa. O Primum Entertainment Group adquiriu os direitos de produção de Rio, eu te amo e os sócios brasileiros são, além da BossaNovaFilms, Limite Produções, Oz e Villa Filmes. O criador da franquia Cities of Love, Emmanuel Benbihy, é o produtor executivo.
Clubeonline: Fernando Meirelles e José Padilha já foram anunciados como os diretores brasileiros que contarão pequenas histórias universais sobre o amor no Rio. Quais outros diretores foram convidados a participar?
Rossetto: Contaremos com mais dois diretores brasileiros, além de Meirelles e Padilha, e sete estrangeiros. Temos um total de 11 porque, além dos 10 diretores que assinarão as histórias que irão compor o longa, um outro profissional será o diretor da transição, ou seja, responsável por, de certa forma, interligar as histórias. Mas ainda não posso revelar outros nomes.
Clubeonline: Vocês querem que pessoas comuns ajudem a contar as histórias e estão montando uma plataforma colaborativa sobre a universalidade do amor, buscando integrar mídias diversas, de diferentes formatos. O que já foi feito até agora?
Rossetto: Esse projeto já nasce colaborativo, uma vez que são visões diferentes de cada um dos diretores, atores e atrizes internacionais, ou seja, o projeto já tem uma natureza colaborativa por si só. Por isso, não se trata apenas do lançamento de um filme, mas do "Movimento Rio, Eu te amo. É um projeto totalmente novo para o cinema nacional e internacional. Nos longas tradicionais, geralmente o marketing do filme entra apenas no momento da distribuição, com cartazes e mídias tradicionais. Neste caso, já sabíamos da necessidade de juntar o tradicional com o inovador e com o interativo, uma vez que o projeto traz, no seu DNA, a colaboração. Por isso, o marketing tem que atuar desde o início, antes mesmo da produção e não somente no momento da distribuição do longa. Afinal, trata-se de um movimento. Nossa ideia é juntar vários canais de comunicação para envolvimento dos diferentes públicos: as produtoras, os diretores, atores, atrizes, fotógrafos, roteiristas nacionais e internacionais, além do público - que pode assistir ao longa e participar do processo de produção do filme, mandando histórias, por exemplo. Já temos o twitter do Rio, eu te amo (www.twitter.com/rioeuteamo) e o site do movimento já está no ar (www.rioeuteamo.net). Oskar Metsavaht lançou em janeiro, pela Osklen, a marca Rio, eu te amo by Oskar", com camisetas confeccionadas por ele, que também criou, inclusive, o logotipo do movimento, ao lado de sua agência, a Om.Art. Desde o lançamento do projeto, no Festival do Rio, em outubrode 2009, sentimos um clima de grande euforia, com muita cobertura dos jornais e revistas nacionais e também da mídia internacional. O mundo já está declarando seu amor ao Rio de Janeiro, que vive esse momento fantástico, como cidade-sede da Copa e da Olimpíada. Tudo isso resgata a parte maravilhosa da cidade.
Clubeonline: Podemos entender que Rio, eu te amo é o produto final de um conjunto de ações?
Rossetto: Isso, mais do que um filme, Rio, eu te amo é uma marca viva. Inclusive o movimento esteve 'linkado' aos maiores eventos do Rio, do Brasil e do mundo, entre eles, o "Fashion Rio" e o "Carnaval do Rio" (com camarote e bloco Rio, eu te amo), por exemplo.
Clubeonline: Como as pessoas podem colaborar na produção de Rio, eu te amo?
Rossetto: De várias maneiras, por exemplo, por meio de um festival de curtas pelo celular. O internauta pode filmar, a partir do seu aparelho, uma história de amor no Rio de Janeiro e mandar para que uma equipe de cineastas avalie e escolha as melhores, que serão exibidas em um mini festival contando as histórias de amor do Rio produzidas pelos internautas. Lançaremos também o livro Rio, eu te amo, em que fotógrafos poderão enviar imagens. Estamos criando ainda um circuito com bares, hotéis e restaurantes Rio, eu te amo, com os lugares mais românticos da cidade para passear. Ou seja, várias ações de marketing formam uma plataforma transmídia de comunicação que desaguam no filme que será lançado no Brasil no final de 2011, com pré-estreia prevista para o início de 2011, em Berlim.
Clubeonline: "Rio, eu te amo" custará R$ 25 milhões e receberá verba da RioFilme e patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura. Vocês estão em busca de outros patrocinadores?
Rossetto: Sim, estamos em fase de captação para fazer não só o filme, mas também todas as ações de marketing, virtuais e físicas, que constroem a plataforma interativa do movimento, de uma forma viva, orgânica. Além dos R$ 25 milhões para o longa, estamos buscando verba de R$ 5 milhões para construir as ações de marketing.
Clubeonline: Estão prospectando em algum segmento específico de anunciantes?
Rossetto: Esse projeto cai como uma luva para as teles, por exemplo, pela riqueza de conteúdo da plataforma de comunicação, pela interatividade e pela oportunidade de associar a marca ao Rio, que está vivendo um ótimo momento internacional. Claro que há oportunidade para anunciantes de diversos outros segmentos também, já que o projeto é bastante amplo.
Clubeonline: O modelo colaborativo na produção de conteúdo é uma realidade madura no Brasil ou ainda temos muito a desenvolver?
Rossetto: O brasileiro é um dos povos mais colaborativos do mundo, veja o sucesso do Orkut por aqui, veja as redes sociais bombando. Somos colaborativos por natureza. Além disso o amor é um tema colaborativo, as pessoas se interessam pelo assunto, querem compartilhar. O Rio é uma cidade que também desperta paixões, o que gera ainda mais interesse das pessoas em dividir suas histórias sobre a cidade.
Clubeonline: O que você achou dos outros filmes da franquia, Paris, je taime e NY, I love you? Uma das principais críticas é que os dois longas, ao reunir diversos diretores, acabam tendo resultados instáveis: excelentes histórias ao lado de outras nem tanto. Qual sua visão sobre isso?
Rossetto: Como são 10 opiniões diferentes sobre o amor em uma cidade, teremos retratos diferentes e é essa mesmo a proposta. Uma cidade não é sempre linda, ela tem diversas nuances diferentes. De qualquer maneira, todos os diretores que participarão do projeto são profissionais consagrados e respeitados, bem como os atores e atrizes internacionais, com os quais estamos negociando.