Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Anúncios e site respondem com humor aos sinais de intolerância
Um jornal romeno respondeu com a veiculação de peças publicitárias aos rumores de que o governo da Grã-Bretanha estuda realizar algumas ações para dissuadir imigrantes da Romênia e da Bulgária a viverem no Reino Unido.
Sob a tagline "Nós podemos não gostar da Grã-Bretanha, mas você amará a Romênia", o jornal Gandul.info lançou uma série de anúncios, explicando por que os britânicos devem ir para a Romênia. "Metade de nossas mulheres são como Kate (Middleton). A outra metade como sua irmã", diz uma das peças. Outras trazem os seguintes textos: "Our draft beer is cheaper than your bottled water", e "Charles bought a house here in 2005. And Harry has not been photographed naked once".
O governo da Grã-Bretanha estaria considerando a possibilidade de lançar uma campanha publicitária para afastar romenos e búlgaros, usando cartazes com a mensagem: "Não venham, o Reino Unido não é, como se pensa, um bom destino para viver e trabalhar."
A criação da campanha romêna é da agência GMP, com direção de criação de Mihai Gongu, que falou ao Clubeonline:
"Trabalhei na campanha junto com minha colega Alina Zaharescu, senior art director da GMP. Nós aproveitamos a oportunidade e levamos os anúncios para o Gandul.info assim que os criamos. O jornal foi ousado ??o suficiente para veicular as peças, oferecendo uma rápida resposta à iniciativa britânica de iniciar campanha negativa para manter romenos longe do Reino Unido. Detalhes sobre a iniciativa britânica estão em artigo do Guardian. Esta foi apenas a fase 1 da nossa campanha".
Quanto à fase 2 da campanha, Gongu nos contou: "Acabamos de criar um site, produzido por nossa agência-irmã digital, a Webstyler, chamado www.whydontyoucomeover.co.uk. Ali você pode encontrar todos os cartazes da campanha e sofás oferecidos por dezenas de romênos para receber os britânicos. Em breve, estaremos postando empregos romênos lá, oferecidos por empresas romênas aos cidadãos britânicos".
Mihai falou também sobre a publicidade brasileira: "Acho que a publicidade brasileira é grandiosa, especialmente por seu valor criativo. Os redatores e diretores de arte que o país tem 'exportado' nos últimos dez anos são incríveis. Na minha agência anterior havia um diretor de arte brasileiro. Muito bom. Ele agora mudou-se para Barcelona. (Cheers, Glazione!)".