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Cadbury perde para Nestlé
A Nestlé ganhou o direito de usar um tom específico de roxo em suas embalagens, depois que um tribunal britânico rejeitou solicitação de nove anos da concorrente Cadbury para torná-lo uma marca registrada.
O Tribunal de Apelação de Londres aceitou recurso da Nestlé argumentando que o esforço da Cadbury para transformar o Pantone 2685C - o tom da discórdia - em uma marca tinha escopo tão amplo que poderia impedir outras empresas de usar uma parte do espectro de cores como base em suas embalagens.
A Cadbury buscava o uso exclusivo desse tom específico para os invólucros de suas barras de chocolate. A empresa utiliza a cor desde 1914, quando começou a colocar as barras de chocolate Dairy Milk em embalagem roxa, como uma homenagem à rainha Victoria.
"Permitir um registro tão carente de especificidade, clareza e precisão sobre aparência visual ofenderia o princípio da segurança", escreveu o juiz Sir John Mummery, em sua decisão, acrescentando que isso também constituiria uma "vantagem competitiva" para a Cadbury.
A decisão do tribunal significa que a Nestlé poderá usar esse tipo de roxo em suas embalagens, desde que isso não crie confusão com os produtos da Cadbury.
A Nestlé comemorou a decisão, mas disse que era muito cedo para afirmar que a companhia iria começar a introduzir embalagens roxas em qualquer dos itens de sua linha de produtos de chocolate.
Já a Cadbury disse estar avaliando que ações poderá tomar no futuro, incluindo um eventual recurso.
A Cadbury havia dado entrada no pedido de registro do tom roxo como uma marca para o seu chocolate em 2004. O pedido foi aceito em 2008. A Nestlé se opôs. Mas a Alta Corte do Reino Unido rejeitou o recurso da empresa em outubro passado, o que levou a outro recurso no Tribunal de Apelação do país.
As informações são da Dow Jones Newswires, citadas pela Agência Estado.