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SAC

Procon multa 20 empresas

30.07.09

O Procon de São Paulo multou 20 empresas por descumprirem as novas regras do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), nesta quinta-feira (30).


As regras valem para empresas reguladas pelo poder público federal, como as de telefonia, TV paga e serviços financeiros, entre outras.


As multas totalizam mais de R$ 10 milhões, segundo o Procon.


As maiores foram contra as empresas de telefonia celular Vivo e Claro, condenadas a pagar R$ 3,2 milhões cada.


Foram multadas também as empresas A Telecom, TVA, Citicard, Ameplan, Amico, Itálica, Aviccena, Citibank, Banco Mercantil, Caixa Econômica Federal, Banco Ibi, Banco Gmac, Consortec, Allianz Seguros, Liberty Seguros, Marítima, Azul Linhas Aéreas e Expresso Brasileiro.


Segundo o Procon, não cabe mais recurso por parte das empresas junto ao órgão; só é possível recorrer contra as punições na Justiça.


De dezembro do ano passado, quando as regras entraram em vigor, até 28 de julho, o Procon recebeu em seu site 5419 denúncias de consumidores sobre o atendimento nos SACs.


Além das empresas que já foram multadas, há mais 54 processos em andamento, diz o Procon.


O setor mais reclamado é o de telefonia fixa e móvel, com 3.570 denúncias, seguido por TV paga e cartão de crédito, com 452 e 409 denúncias, respectivamente.


De acordo com o Procon, os principais problemas relatados pelos consumidores são: a empresa não resolveu o problema em 5 dias; a espera para ser atendido foi de mais de um minuto; o consumidor teve que relatar o problema mais de uma vez; a ligação foi interrompida; e o telefone ficou inacessível.


Leia anterior sobre SAC e ações contra Oi/Brasil Telecom e Claro aqui.


Com informações do G1, leia aqui.

SAC

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