arrow_backVoltar

Sandy Devassa

Nem Nelson Rodrigues faria melhor (Átila)

02.03.11

Sandy Devassa. Nem Nelson Rodrigues faria melhor.


Tá em tudo quanto é lugar: colunas sociais, cadernos de negócios, sites, blogs, twitter e facebook. Desde ontem o assunto é a campanha que tem Sandy como garota-propaganda-devassa.

Apesar de não ser um adepto da máxima “falem bem, falem mal, falem de mim” (exemplo, o maldito atropelador de ciclistas também é notícia), acho que o simples fato de todos os meios e de um mundaréu de gente estar comentando uma campanha de cerveja às vésperas do carnaval, cerveja que tem concorrentes de peso que não param de investir, é sim um grande mérito em si.

Vou deixar minha posição clara já no segundo páragrafo: achei demais! Grande ideia colocar a Sandy de devassa e Devassa.

Mas nem todo mundo pensa como eu. É pra esses que eu gostaria de colocar os meus pontos.

Os que acham a campanha ruim argumentam que Sandy não é devassa, que não sabe sequer segurar um copo de cerveja - quanto mais bebê-la - e que ela não gera pedida.

Vamos lá. Sandy não é devassa. Verdade. Verdade? Ora, eis aí a grande ideia (nesse sentido, essa campanha é muito mais corajosa e criativa que a da Paris Hilton). Sandy recebeu (e continua recebendo) um sem número de convites pra posar nua. Ela é vigiada o tempo todo pra ver se algum ladinho devasso seu, unzinho que seja, rende fotos e artigos. Qualquer pergunta feita para ela invariavelmente descamba pra sua reservada vida pessoal. Sandy povoa o lado mais sujinho da mente de tudo quanto é marmanjo. Não tem um macho sequer que não adoraria descobrir que por trás da Sandy Poliana existe uma Sandy Surfistinha.

A campanha não afirma que Sandy é devassa, mas sim que todo mundo (até ela?!) tem um lado devassinho. Portanto, se hoje todo mundo pergunta qual, afinal, é o lado sem vergonha dessa espécie de Madre Teresa de Calcutá que canta, a campanha é digna de um Nelson Rodrigues.

Para aqueles que dizem que, ok, interessante botar uma bonitinha no papel de ordinária, mas ela não bebe cerveja. Nisso, nem vou me alongar. A maioria das celebridades não tem nenhum vínculo emocional ou de preferência com a marca que anuncia, ainda mais quando é bebida alcóolica. A função da garota(o) propaganda não é dizer “faça como eu, use o produto X” e sim gerar notoriedade para aquela comunicação (marca), emprestando sua fama e seus valores (ou o contrário deles). Só isso.

Ou por acaso você acha que o Carlinhos Moreno é um notório usuário de Bom Bril? Ou que a Xuxa adooora, de fato, Monange?
Quanto ao uso da Sandy para gerar pedidas, o buraco (eita!) é mais embaixo. Aumento de venda e variação de share é consequência de uma série de coisas: preço, distribuição (fator importantíssimo e onde nem sempre as regras do jogo são tão claras ou iguais para todas as marcas como são na mídia), sabor (valor abstrato, pois são todas muuuuuito iguais) e, claro, comunicação.

Comercial de cerveja é a única propaganda que é assunto de bar. Todo mundo fala. Todo mundo opina e comenta. Gerar discussão sobre uma marca é um trabalho dificílimo, pois ao contrário do preço e da distribuição que são elásticos e podem mudar ao ritmo da necessidade, o posicionamento da marca é algo que se constrói numa linha de tempo linear e com consistência.

Na comunicação, o erro de ontem não pode ser corrigido impunemente já amanhã. Portanto, conseguir que os tais 30 segundos se multipliquem em horas de bate-papo entre consumidores é a grande função da comunicação de cerveja. É assim que pedidas e preferências começam a ser questionadas. Porque é nessa rede social disfarçada de ponto de venda – o boteco – que as coisas acontecem de verdade nesse mercado.


P.S. Gostar ou não de uma campanha faz parte do jogo. Por isso respeito os gostos e desgostos. Mas os bullshiteiros de plantão, sempre disfarçados de acadêmicos, esses estão em silêncio desrespeitoso. E sabe por que? Eles só vão dissertar sobre o tema depois do sucesso ou insucesso da campanha. Sempre fazem isso. Porque fica mais fácil começar o texto com “como eu previa”.


Átila Francucci


Para ver o filme clique aqui e para ler mais sobre a campanha, aqui.


Comentários

Karuline Peruzzo - Que foi estranho aos olhos do publico ver a PURA SANDY entrar para o mercado negro das propagandas de cerveja.. ISSO FOI! Mais que a idéia deu certo.. isso ninguém pode negar.. é só olhar nos sites.. redes sociais e no bate papo na espera do Ônibus: ----SANDY devassa? - ééé.. ta sabendo dessa...


Vanderlei aguiar - Voce está coberto de razão Atila. E se me pertmite gostaria de acrescentar uma máxima. Aqueles que criticam é porque não tiveram a idéia de fazer. "Democracia é quando eu te critico. Ditadura é quando voce me critica", já dizia Millor.


Rafaella Poncino do Nascimento - Concordo com o Átila em todos os sentidos. Não sou fã da Sandy e nem da tal marca da cerveja, mas sem dúvidas, o comercial e ela estão perfeitos!


 Vilma Schiante -  Gostei do filme com a Sandy. Gostei do texto do Átila. Agora vou ter que experimentar a Devassa para ver se gosto também.


Lukas Franco - So o fato de esta TODOS comentando já é uma boa ! Mas a idéia em si e otima, curti muito !


Michel Assad - Bom, que realmente foi um puta BUM de campanha podemos todos concordar, mas falar que foi proposital, ai fica aquela pulga atras da orelha. A intenção é mostrar alguém que nunca seria "Devassa" sendo o ícone de tal cerveja e não sei se conseguiram esse feito. Primeiro que a Sandy não consegue nem em nossas mentes ser devassa e isso acaba passando uma imagem de: nem a cerveja Devassa deixou ela devassa, essa é realmente a santinha de moraes do Brasil. Na MINHA opinião a campanha foi uma jogada mal feita que acabou se transformando em algo muito "bem feito", pois ninguém imaginaria (ou imaginaria?) que faria tanto sucesso assim. As vezes tentaram passar uma mensagem e acabaram passando outra. www.michelassad.com.br


Marele  - concordo em genero, numero e grau com seu texto. Hoje no trabalho todos ficaram 2 horas falando sobre isso. Idéia genial, parabéns a Devassa por terem a idéia e a Sandy por ter topado.


 Franceis -  Mas que não convence, não convence.


 BETO VENTURI - Tiro certo. O Átila disse tudo, perfeito. Parabéns a essa grande sacada, que em alguns dias ou horas, movimentou todo tipo de opinião possível. E aos "bullshiteiros" de plantão, façam o seguinte: comprem uma caixa de cerveja e, quem sabe talvez, liberem seu lado Devasso.


Marco Aurelio -  Cara , o titulo do seu texto é melhor que o filme, a Sandy, o "texto" e todos os comentarios aqui escritos !rs


Camilla - E outra, meu povo, Sandy está apagadinha na mídia há algum tempo. Não seria tb uma auto-promoção?!


Paulo Costa - Propaganda ruim foi essa do Michel Assad.


André Galhardo - Concordo 100%, Atila. É uma campanha Nelson. Duca, parabéns a todos... Clap, clap, clap! PS: "Todo homem tem direito a passar uma noite com a cunhada" Nelson :)


Robson - A ideia é boa, muito boa. Mas nao passou credibilidade, sei lá. Meio estranha. Parece Devassa para crianças. Ou uma propaganda do Guaraná Devassa. Ficou fake e infantil. Gerou discussão. Mas não no busão que eu pego todo dia. Muito menos no trem lá de Osasco. As pessoas falam mais de futebol e do feriadão. E vendem bala de gengibre e chiclete traide. Mas nada de Devassa. Rola mais Brahma, Cristal e Antártica mesmo nos isopor. Devassa deve ser de gente com grana.


Igor Eduardo - Ótimo texto de defesa. E ok: Sandy vive recebendo proposta p/ posar nua. Mas, cá entre nós, ela tem tanto Sexy-Appeal quanto a minha avó, Dona Gertrudes.


Raul - realmente, foi melhor pra cantora, de quem  nunca mais se ouviu falar, do q pra cerveja, q de provocante virou sem sal.


RICARDO ABREU - A PROPAGANDA É "BOA" !!! IDEIA TODOS JA TIVERAM E NÃO TINHA PESSOA MELHOR PARA FAZER !! E PODE TER CERTEZA QUE ESTÃO PAGANDO MUITO DINHEIRO PARA ELA SE EXPOR ASSIM !!!


Bacchi - Eu não gostei da campanha. Não vou gostar só pq todo mundo gostou. O apelo dela está na polêmica, mas não é uma polêmica inteligente a ponto de ser durável. Gera um buxixo inicial, mas logo se apaga. Se a intenção for apenas gerar vendas no Carnaval, ok. Mas pra construção de marca, acho fraca. Se é pra ser devassa que seja devassa de verdade. Não existe um lado devassinho. Ou é devassa ou não é. Acho q o caminho é assumir, não florear.


Marcia - Não passo de uma simples telespectadaora que adora comerciais. Amo apreciar a criatividade alheia. Quando se pensa que não tem mais nada que surpreenda, aparece essa... vamos e venhamos...É MUUUUUUUUUUUUITO BOA! MUUUUITA gente prestou MUUUUUUITO mais atenção na inusitada participação (olha o recall da marca que fantástico!) do que nas gostosonas e artistas de plantão que comulmente desfilam no horário nobre... Parabéns aos criativos!


Eugenio Gugu Seppi - Se o objetivo for encher o ego do diretor de marketing, ou "chamar a atenção" a qualquer custo, perfeito, job's done! O filme esta super bem produzido, puta luz, como deve ser feito (dessa parte entendo). Criativamente é mais inteligente do que a campanha do Zeca Pagodinho e Testes cegos da vida, mas a questão é: Vende cerveja? Um ponto importante que ninguem esta prestando atenção é, um cliente que não tem medo de arriscar esta mostrando a todos os outros que pode valer a pena confiar na sua agencia...mérito de poucos hj em dia...


 Ingrid Balbino - #SandyDevassa Tomei um susto, ontem, qnd vi! E apesar de não gostar de vê a Sandy promovendo uma cerveja, (pois, já não acho legal que haja comerciais que incentivem o uso de bebidas alcoólicas, e com a Sandy de quem sou mto fã emprestando a sua imagem para isso, menos ainda) achei muito legal o conceito da campanha, que visa mostrar que todo mundo tem seu lado descontraído, e que ninguém é uma coisa só o tempo todo. Não poderiam ter escolhido pessoa melhor do que a Sandy pra mostrar que todo mundo tem várias facetas. Afinal, muuuita gente a vê como uma pessoa


Criativo de Galochas - Ficar discutindo se Fulana ou Beltrana é Devassa?!?! Prefiro tomar minha Serra Malte!


Bruno - Ate o momento só vi marketeiros que gostaram dessa "super idéia" que pode ser genial no papel, mas uma porcaria na pratica. Por muitos nas redes sociais, o primeiro comentário gerado foi de ser uma cerveja sem álcool, ou seja, que deixa a desejar. Se era isso que o pessoal da cervejaria queria, aí sim a missão foi cumprida... E que me perdoem todos os filósofos do mkt!!


beatriz -  Na verdade foi boa e funcionou a ideia, mas por tras ela Sandy quer derrubar uma imagem dela que foi construida durante anos. Como a garotinha do papai, a moçinha de familia, ela mesma se perde nas coisas que faz... esse comercial foi mais um que ele quis se passar pela menina de 15 anos de idade rebelde e sem noção, igual o junior querendo dar um de rockeiro, bad boy kkkkkkkkkkkk pra sandy eu diria posa na playboy...


Karina Guimarães - Achei interessantíssima a idéia de colocar a Sandy com garota propaganda da Devassa. No jeito que colocaram antes a marca ficou vulgarizada e com a Sandy que tem mais "sensualidade" do que "sexualidade e vulgaridade" como a da jovem patricinha garota propaganda anterior aos quantro cantos, ficou equilibrado. Vulgarizou-se muito com a apelação anterior. Achei uma grande jogada o equilibro da marca desta forma.


 Tiago - Puta idéia numa produção fraquinha. Ficou devassinha, para crianças. Não faltou Sandy. Faltou direção na Sandy.


rita - Isso Tiago, isso q achei tb..faltou diretor!


Devasso - francamente, se o nelson Rodrigues tivesse feito, a Sandy VIRARIA uma devassa. Enquanto ela não mostrar alguma coisa de devassidão. é falso! não cola. Mas vamos esperar. Talvez ela pague uma calcinha no camarote, ou dê um balão no namoradinho almofadinha dela. Aí sim! Aí é ponto pra cerveja. Por enquanto, não passa de babela.


Ariane Holzbach - Er... eu sou acadêmica com orgulho e já tenho minha opinião formada sobre o fato. Aliás, já conversei com vááários alunos sobre ela e coloquei a coisa em debate na sala de aula. Menos preconceito e generalizações sempre caem bem.


Thales - A questão é simples e se resume a duas perguntas: Quem vai comprar a cerveja da Sandy além dela e dos fãs (dela)? O que realmente importa a uma marca de produto, buzz ou vendas? Podemos até estar falando sobre, porém, jamais, bebendo.


Guilherme Vitullo - Todos argumentos estão ótimos certamente muitos deles foram utilizados na hora de vender a proposta para a marca. E outra coisa que acredito é que esse tipo de publicidade é muito para as mulheres também poderem demonstrar um pouco ou qualquer lado DEVASSA. Como já comentaram deu certo. Todos comentam. Mas a impressão que fica é que a cerveja é gostosinha, porém sem sal. A Sandy é VIP não é SEXY. É BOHEMIA não DEVASSA. Se ela tem o lado DEVASSA dela... ela não vai mostrar... (para nós). Muitas propagandas de cerveja as mulheres não tomam, e nem seguram a garrafa ou lata, porém passam algo que da muito mais sensualidade. Parabéns para a propaganda e pelos comentários, muito bem feitos, mas não me agrada.


Ju - Acredito que a idéia sem dúvida foi boa, o que faltou foi interpretação da garota-propaganda, poderia ter se entregado mais ao personagem, afinal para a Publicidade, o gosto pessoal dela como pessoa não faz a menor diferença e sim o que ela representa ou representará na mente popular. Nesse quesito a propaganda falhou pois faltou um pouco de teatro da parte dela. Mas a idéia é muito válida já que gerou polêmica e por consequência projeção, visibilidade etc... Sobre a Paris Hilton, faltou um pouco dela no olhar da Sandy pra atingir o ápice do que imagino ter sido a proposta da agência.


Mauro Sérgio do antigo #PSVsite - O conceito PEDE uma sandy. Eu não sei por que o grilo da galerinha que endeusava essa garota. Ela é uma atriz, topou porque é profissional. E nunca será uma devassa a não ser entre 4 paredes e pro amado dela. pronto Acabou. Boa, Átila, didático/prático pacas.


 Albino José Camargo - Bom, eu deveria acionar o Conar por propaganda enganosa, mas convenhamos, esse texto me convenceu.


Isaac -  Devassa a Sandy? Demitam quem teve essa péssima idéia! A Debora Secco tava muuitoooo melhorr!dkkkkkk


Ingrid Balbino -  #SandyDevassa (cotinuando pq o site cortou meu comentário ¬¬') : Afinal, muuuita gente a vê como uma pessoa


Walter Lencina -Com o Átila escrevendo não tem graça. O cara consegue gerar movimento em um assunto que já tinha movimentado meia nação...rsss...parabéns pelo raciocínio (repleto de perspicácia e ironia, pra variar). Tá vendo, nem precisei falar da Sandy...rss Abs!


Gaby -  Concordo com tudo que vc disse! Se não fosse surpreendente, não teriam tantos comentários!!! E li alguns em alguns sites dizendo pra colocar Debora Secco, mas será que não seria muito óbvio??? Quem quer que seja que teve essa idéia, foi brilhante!!!


Chico Mendonça -- Depois de Maria Chiquinha, este foi o melhor papel que a Sandy desempenhou! Sim, porque de caipira pobre e devassa ela não tem nada, mas agradou...


Marcos Antunes - A Sandy é devassa, ou não? A campanha convence, ou não? Ela bebe cerveja, ou não? O importante não é responder essas perguntas coleguinhas que meteram o pau na campanha. O importa é fazer com que elas surjam, e se já surgiram na boca dos críticos mais cultos, imagine como a coisa está fervendo no boteco do seu Zé. Sacada genial, pagaram a Sandy porque a Virgem Maria está em outro plano astral e é incorruptível. Tiro o chapéu pro dono da idéia, devassa idéia!


rodrigo v cunha - acho muito ruim esta campanha. Não pelo que ela é, mas pelo que deixa de ser. É vazia, é besta, não constrói nada para a sociedade, além de vender cerveja (ruim) por pouco tempo. Não sou de direita ou pregador de moral, mas acho que existe vida inteligente na propaganda e ela não está na campanha da devassa. Escrevi no meu blog sobre isso. Aí vai para quem quiser ler: http://afichacaiu.wordpress.com/2010/03/07/a-origem-da-devassa/


rodrigocm - todo mundo que eu conheço que bebe devassa está tão indignado que já falam em parar de tomar a cerveja, haha. e eu tô achando que a sandy vai ajudar a agência a ganhar cannes.


Vera - A idéia atingiu o objetivo, chamou atenção, todo mundo viu e comentou. Mas não passou credibilidade, todo mundo viu uma mocinha que não se enquadrava no papel, me passou até constrangimento. Concordo que faltou direção e talendo da garota propaganda. Ficou legalzinha, mas podia ter ficado espetacular se todo mundo se surpreendesse com uma atitude e não com uma apresentação...


Ingrid Balbino - PUTZ! Esse site sempre corta minha continuação. DESISTO. Aff!...


Nota da Redação - Há um bug na área de comentários que eleimina trechos entre aspas. Não use aspas e o texto será publicado na íntegra. Obrigada


 

Sandy Devassa

/