arrow_backVoltar

São Paulo São

Marca será lançada no aniversário da cidade

23.01.14


Será lançada neste sábado (25), aniversário da capital paulista, a marca "São Paulo São", criada pela agência portuguesa A Equipa, do brasileiro Mário Mandacaru e de Cristina Pereira Gonçalves, para a plataforma de conexão social e cultural idealizada por Maurício Machado (ex-Y&R, ABA, Good People Share e Garage IM) para a cidade.



O projeto, que teve início em meados do ano passado, conta com a participação do designer Paulo Proença, na criação do logotipo e da identidade visual, e da Bliss Applications/WY Group, no desenvolvimento das aplicações online da marca.



Em São Paulo, além de Machado, participaram da concepção do projeto o sociólogo e consultor empresarial Carlos Alberto Dória (Boucinhas & Campos) e a estrategista Paula Guedes (Contenidos).



Segundo seus idealizadores, a marca "São Paulo São" foi criada a partir do pressuposto de que uma cidade é mais do que a sua arquitetura ou cultura, "é aquilo que as pessoas fazem dela." Eles defendem que a plataforma "São Paulo São" pretende ser um hub de informação e dinamização da cidade para os seus habitantes, visitantes e investidores. 



O nome, criado por Mandacaru, foi pensado a partir da repetição de "são", com o intuito de atribuir as conotações de "saudável, sã e plural" à cidade.



O conceito visual da marca busca materializar a realidade da megalópole brasileira. De acordo com os criadores, "suas curvas dão-lhe um caráter afável e representam bem o espírito paulistano."



Com este projeto, A Equipa chega ao mercado brasileiro e Mauricio Machado lança seu "Coletivo de Inteligência de Comunicação e Marketing, MM / SAO", para gerir a marca e os projetos da plataforma, desenvolvidos em parceria com a iniciativa privada, veículos de midia, entidades, poder público e cidadãos.



A plataforma "São Paulo São" se propõe a traduzir o "zeitgeist" da cidade, buscando catalisar vínculos positivos e transformações e incentivando o sentimento de pertencimento em sua população. O projeto será pré-lançado no Facebook como fan page das comemorações do 460º aniversário da cidade de São Paulo.



Ficha Técnica:



Idealização

Mauricio Machado 

MM / SAO - Coletivo de Inteligência em Comunicação e Marketing.



Branding / Estratégia e Conteúdos

A EQUIPA / Contenidos / Mauricio Machado (Lisboa / São Paulo).



Branding / Criação de Marca e Design

A EQUIPA (Lisboa).



Desenvolvimento Digital

Bliss Applications / WY Group (Lisboa).



Equipe MM / SAO

Carol Almeida – Jornalismo.

Diogo Curtinhola - Operações nas Redes Sociais.

Fernando Cabral - Consultor de Tecnologia.

Maneco Guimarães – Designer



Produção de videos

RPM Produtora.

Diretor: Delio Epaminondas.

Fotografia: Luiz Alcântara.

Conselho Consultivo



VP - Carlos Alberto Dória – Sociólogo e consultor empresarial.



Bob Wolheim - Empresário.

Caio Leonardo Bessa Rodrigues - Advogado.

Guto Lacaz - Designer.

Lala Dezenlain - Economia Criativa.

Mário Mandacaru - Brand Designer.

Og Dória - Educador.

Pena Schmidt - Produtor Musical.

Renata Falzoni - Bike reporter e ciclo ativista.

Rogério Assis - Fotógrafo

Ricardo Carvalho - Jornalista.

Tata Amaral - Cineasta.



Apoio Institucional

Prefeitura do Municipio de São Paulo



Apoio

APP Brasil - Associação dos Profissionais da Propaganda

CCSP – Clube de Criação de São Paulo


São Paulo São

/