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‘Sem azul não há verde’

Por SOS Oceano, Droga5 reimagina bandeira do Brasil

24.10.25

Para promover o lançamento da coalizão SOS Oceano, movimento que reúne ONGs e estudiosos sobre a preservação oceânica em defesa da ampliação das áreas marinhas protegidas no Brasil, a Droga5 criou a campanha “Bandeira Sem Vida”.

O projeto reimagina a bandeira do Brasil sem as cores azul e verde. No lugar da frase “Ordem e Progresso”, há o alerta ambiental: “Sem azul não há verde”. A proposta é destacar a interdependência entre o oceano e as florestas para o equilíbrio climático global.

O projeto foi apresentado na Rio Ocean Week nesta quinta-feira (23), com o hasteamento simbólico da bandeira de 10 metros entre o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio (MAR).

O esforço inclui ainda conteúdos para mídia digital, parceria com influenciadores, ações para mídia out of home e ativações (com materiais bilíngues).

"Muitas vezes, falamos bastante sobre a importância do cuidado com as florestas, mas é fundamental também dedicar atenção à preservação dos oceanos — especialmente neste momento em que estamos na preparação para sediar a COP30. Essa campanha é um exemplo de como nossa criatividade pode gerar impacto positivo na sociedade", defende Gabriela Rodrigues, chief impact officer na Droga5 e liderança da Walk, unidade da agência focada em projetos de impacto social para marcas.

"Tecnicamente, o azul é uma cor primária - o ponto de partida de muitas outras. O verde, por exemplo, só existe porque há azul. É do encontro entre o azul e o amarelo que nasce a cor que representa nossas florestas. Assim como na natureza: sem o azul dos oceanos, não há o verde da vida na terra. Essa relação cromática se transforma aqui em mensagem. Quando a bandeira perde o azul, ela perde o verde e o vazio visual se torna um alerta", detalha Diego Limberti, chief design officer da Droga5.

Ficha Técnica:

Creative Agency: Droga5
CEO/Creative Chairperson: Felipe Simi
Co-CEO: Brisa Vicente
Chief Impact Officer (CIO): Gabriela Rodrigues
Chief Creative Officer (CCO): Rafael Ziggy
Chief Design Officer (CDO): Diego Limberti
Executive Creative Director (ECD): Renata Leão
Creative Director: Lucas Antunes e Marcelo Diniz

Design Director: Fábio Cristo
Design Lead: Rodrigo Bonfim
Senior Designer: Israel Cunha
Art Director: Kauê Barbosa e João Cunico
Copywriter: Tiago Daltro
Chief Production Officer (CPO): Larissa Kubo
Head of Production: Stella Gafo
Production Leader: Thais Bonizzi
Video editor: Yasmin Cruz
Head of Culture and Comms: Johana Quintana
Culture and Comms Director: Bárbara Lima
PR Analyst: Luma Lopes

Partners
Produtora: Fluxa Filmes
Audio: Bumblebeat
Produção gráfica: Jorge Gaglioni
SOS Oceanos
​Angela Kuczach: Articuladora da SOS Oceano
Marina Cioato: Assessoria de comunicação da SOS Oceano
Nidia Regina: Apoio em gestão SOS Oceano
Daniella Fernandes: Assessoria de imprensa, SOS Oceano
Juan Pablo Torres: Coordenação Técnica
*Organizações parceiras:*
Sea Shpherd Brasil
Nathalie Gil: Concepção do Projeto / Apoio a estratégia e governança
Elea Moreira: Apoio em comunicação
Luana Linck: Administrativo financeiro
Projeto Golfinho Rotador: José Martins - apoio em estratégia e governança
Projeto Tubarões e Raias de Noronha
Fábio Borges: Apoio em estratégia e governança

NEMA
Maria Carolina Weigert e Renato Carvalho: Apoio em estratégia e governança
Divers for Sharks
Paulo Guilherme: Pinguim -Apoio em estratégia e governança
Rede Pro UC
Douglas Montenegro: Apoio em estratégia e governança

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