arrow_backVoltar

Sem recessão

Consumo aumenta e Brasil volta a crescer

11.09.09

A economia brasileira voltou a crescer no segundo trimestre deste ano, com alta de 1,9% frente aos três meses imediatamente anteriores, informa nesta sexta-feira (11) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).


Em relação a igual período de 2008, no entanto, o PIB (Produto Interno Bruto) teve recuo de 1,2%.


A alta frente ao trimestre anterior configura que o país saiu do quadro de recessão técnica, quando há duas retrações consecutivas.


No primeiro trimestre, a queda foi de 1% após revisão (a leitura inicial era de queda de 0,8%), e no quarto trimestre de 2008, o recuo havia sido de 3,4% após revisão (o dado anterior era de queda de 3,6%).


Ao todo, a economia movimentou R$ 756,2 bilhões de abril a junho. A taxa acumulada dos últimos 12 meses (encerrados em junho) indica alta de 1,3% do PIB em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores.


O consumo das famílias manteve-se em alta e registrou o 23º aumento consecutivo, com avanço de 3,2% no segundo trimestre, na comparação com igual período em 2008, puxando o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) nacional neste período.


No primeiro trimestre, o brasileiro havia gastado, em média, 1,3% a mais do que em período de tempo correspondente ao ano anterior. Dessa forma, o consumo das famílias avançou 2,1% frente ao que fora observado no primeiro trimestre, totalizando R$ 471,2 bilhões em valores correntes.


Com Folha Online, leia matérias aqui e aqui.

Sem recessão

/