Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Os pássaros de Jarbas Agnelli agora soam com orquestra
Durante um café da manhã, em 2009, o diretor de arte, músico e diretor de cena Jarbas Agnelli folheava o jornal O Estado de S.Paulo, quando se encantou com uma fotografia, de autoria de Paulo Pinto. Ali estavam pássaros pousados em fios de eletricidade. Mas ele enxergou uma pauta musical.
Essa história todo mundo já conhece: a partir deste insight, Agnelli compôs uma música, baseada na posição das aves, chamada "Birds on the Wires". O vídeo com a melodia viralizou e levou Agnelli até mesmo a se apresentar no Museu Guggenheim, em Nova York. Ele também falou sobre este projeto no Festival do Clube de Criação.
Até que, quinze anos depois, a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) e a Africa Creative convidaram Agnelli para expandir a ideia e criar uma "pequena sinfonia", usando imagens de pássaros em fios elétricos do Brasil inteiro.
Por meio do Instagram, ele conclamou fotógrafos de natureza a enviar os cliques. Foram mais de 700 fotografias recebidas. Além disso, Agnelli consultou diversos bancos de dados, onde teve acesso a mais de 10 mil imagens de passarinhos.
Utilizando 60 dessas fotos, o artista compôs "Sinfonia da Energia", e procurou traduzir a harmonia dos pássaros em fios para música de orquestra. "O que era uma cena cotidiana, virou uma foto, que virou uma música e, agora, 15 anos depois, virou uma sinfonia", conta Agnelli, em videocase lançado recentemente (assista abaixo) e que apresenta o projeto.
A sinfonia já foi apresentada, por exemplo, no Prêmio Abradee, em Brasília, em um espetáculo que contou com a participação de orquestra com 14 músicos. No último mês de maio, o som dos pássaros em fios foi parar no evento de distribuição de energia elétrica Sendi 2025, em Belo Horizonte, com quatro mil pessoas pessoas na plateia.
Para Marcos Madureira, presidente da Abradee, a "Sinfonia da Energia" reforça o compromisso das distribuidoras de energia com a sustentabilidade e evidencia que o segmento de distribuição está "presente em todos os cantos do Brasil, mesmo com suas dimensões continentais".
Siga o Clube nas redes sociais: Instagram, Facebook, X, LinkedIn, TikTok e YouTube (TV Clube de Criação).
Clube de Criação 50 Anos