arrow_backVoltar

Som na caixa

MetrôRio lança identidade sonora

28.11.11

O MetrôRio anuncia implementação de nova identidade sonora nas estações e no interior dos trens, desenvolvida pela ZannaSound, com base em pesquisas sobre o perfil do metrô carioca.


Cada informe de serviço passa a ser precedido por um determinado som. O aviso dado nas plataformas sobre o destino da próxima composição, por exemplo, será identificado por um alerta específico. Já o informe de qualquer alteração nos intervalos dos trens será precedido por um som diferente. Os avisos do condutor serão precedidos pela logomarca sonora do MetrôRio.


A ideia é que, com o passar do tempo, os passageiros reconheçam imediatamente a marca e o tipo de aviso que será dado.


Segundo a ZannaSound, o metrô será o primeiro no Brasil a implantar uma “paisagem sonora”, muito utilizada nos espaços urbanos da Europa e EUA.  


Para a criação do Sound Branding do MetrôRio, foi produzida uma música tema, a partir da qual foram extraídos todos os demais sons utilizados para anunciar os serviços nas estações e trens, incluindo uma logo sonora, além de informes de liberação de bilheterias e operações nas máquinas de auto-atendimento, entre outros.


O arranjo do tema foi composto por músicos sediados no Rio, como Vittor Santos, Lena Horta, Carlos Cezar, Marcos Molleta e Emerson Mardhine.


Todo o projeto está sendo acompanhando pelo especialista em mercado Jaime Troiano, que fará uma análise da aceitação da iniciativa pelos clientes do MetrôRio.

Som na caixa

/