Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
MetrôRio lança identidade sonora
O MetrôRio anuncia implementação de nova identidade sonora nas estações e no interior dos trens, desenvolvida pela ZannaSound, com base em pesquisas sobre o perfil do metrô carioca.
Cada informe de serviço passa a ser precedido por um determinado som. O aviso dado nas plataformas sobre o destino da próxima composição, por exemplo, será identificado por um alerta específico. Já o informe de qualquer alteração nos intervalos dos trens será precedido por um som diferente. Os avisos do condutor serão precedidos pela logomarca sonora do MetrôRio.
A ideia é que, com o passar do tempo, os passageiros reconheçam imediatamente a marca e o tipo de aviso que será dado.
Segundo a ZannaSound, o metrô será o primeiro no Brasil a implantar uma paisagem sonora, muito utilizada nos espaços urbanos da Europa e EUA.
Para a criação do Sound Branding do MetrôRio, foi produzida uma música tema, a partir da qual foram extraídos todos os demais sons utilizados para anunciar os serviços nas estações e trens, incluindo uma logo sonora, além de informes de liberação de bilheterias e operações nas máquinas de auto-atendimento, entre outros.
O arranjo do tema foi composto por músicos sediados no Rio, como Vittor Santos, Lena Horta, Carlos Cezar, Marcos Molleta e Emerson Mardhine.
Todo o projeto está sendo acompanhando pelo especialista em mercado Jaime Troiano, que fará uma análise da aceitação da iniciativa pelos clientes do MetrôRio.