Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Trabalhos de Dalí virão ao Brasil pela primeira vez
Onze pinturas a óleo, peças gráficas, livros, objetos, fotografias, filmes e documentos pertencentes à coleção de obras de Salvador Dalí, que fazem parte do acervo do Teatro-Museu Dalí, na Espanha, estão sendo preparados para viajar ao Brasil.
Os trabalhos serão apresentados, ao lado de 10 óleos do Museu Reina Sofia de Madri e de nove pinturas do Museu Dalí, da Flórida (EUA), na primeira grande mostra dedicada ao surrealista na América do Sul, a ser inaugurada em 29 de maio no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro e, depois, em outubro, no Instituto Tomie Ohtake de São Paulo.
Foram cinco anos de negociações, como afirma Ricardo Ohtake, diretor do Instituto Tomie Ohtake, para que se realizasse a exposição Dalí no Brasil.
As exibições do artista espanhol no Rio e em São Paulo (que não receberá as pinturas do museu da Flórida) foram preparadas especialmente para os brasileiros. "Queríamos apresentar no Brasil todo Dalí, mas, sobretudo, o Dalí surrealista dos anos 1930, a época mais valorizada de sua produção, a que o fez famoso, conhecido", diz Montse Aguer, diretora do Centro de Estudos Dalinianos da Fundação Gala-Salvador Dalí e curadora da exposição.
Para se ter uma ideia, o orçamento da mostra é de cerca de R$ 9 milhões e as obras que a integram estão avaliadas em US$ 170 milhões.
Leia matéria do jornal O Estado de S.Paulo na íntegra aqui.