Spcine + Clube de Criação

Parceria apresenta debate sobre racismo no audiovisual

21.05.20

A Spcine, empresa de cinema e audiovisual ligada à prefeitura de São Paulo, e o Clube de Criação promovem nesta quarta-feira, 27, o webinar Imaginários para um Audiovisual Antirracista”, que irá abordar questões sobre raça e gênero que envolvem o setor.

No debate estarão as cineastas Day Rodrigues, Petra Costa, Renata Martins e Laís Bodanzky, presidente da Spcine. A mediação do bate-papo será da jornalista Adriana Couto.

A proposta do webinar é fazer uma abordagem realista sobre a diversidade no audiovisual e propor formas de enfrentamento e mudança. O IBGE aponta que as mulheres representam 51% da população. O total de pessoas autodeclaradas pretas ou pardas equivale a 56% dos brasileiros. Esses índices não estão nem de perto refletidos na participação de mulheres, e muito menos de diretoras negras, no setor.

Pesquisa divulgada pela Agência Nacional de Cinema (Ancine) em 2018, com base nos 142 filmes brasileiros lançados comercialmente em 2016, indicou que apenas 19,7% deles foram dirigidos por mulheres. Nenhuma dessas produções foi dirigida ou roteirizada por uma mulher negra. Em 2019, a Ancine apresentou “Participação Feminina na Produção Audiovisual Brasileira”, que analisou 184 produções lançadas no ano anterior. O levantamento revelou que 22% foram dirigidas exclusivamente por mulheres, ligeiro aumento percentual em relação a 2016. O estudo, porém, não fez um recorte de raça.

Com o objetivo de aumentar a diversidade na produção audiovisual brasileira, a Spcine passou a incorporar em seus editais mecanismos de inclusão, por meio do Plano de Políticas Afirmativas, que traz metas para ampliar a participação de mulheres e pessoas negras neste setor. Debater e realizar ações efetivas em prol da diversidade de raça e gênero é urgente para a construção de uma sociedade democrática e inclusiva”, declara Laís Bodanzky. A Spcine tem a missão de desenvolver, financiar e implementar programas e políticas para os setores de cinema, TV, games e novas mídias em São Paulo.

A parceria do Clube de Criação com a Spcine vai trazer discussões inadiáveis para a indústria da comunicação. Só tendo mais gente pensando e discutindo a indústria com profundidade irá garantir que o setor siga sendo absolutamente relevante", afirmou Joanna Monteiro, presidente do Clube de Criação.

Imaginários para um Audiovisual Antirracista inicia uma série de debates, gratuitos e abertos ao público, que serão realizados em conjunto pela Spcine e pelo Clube de Criação ao longo do ano. Os temas dos próximos webinars serão divulgados em breve.

Durante o debate, a ser realizado via Zoom, as cineastas vão apresentar propostas e ações visando contribuir para mudanças que combatam a falta de representação à frente e atrás das câmeras na produção audiovisual brasileira.

As inscrições estão abertas e são gratuitas (acesse por este link). Instruções para participação serão encaminhadas por e-mail.

Conheça as participantes:

Day Rodrigues – Cineasta, documentarista, pesquisadora, escritora, educadora e produtora cultural. Fez parte da equipe de diretores da série “Quebrando o Tabu” (GNT), premiada no New York Festivals em 2019. O episódio que dirigiu, “Racismo e resistência”, foi premiado no MIPCOM Diversify TV Excellence Awards 2019, em Cannes. Entre seus trabalhos estão o curta “Mulheres Negras - Projetos de Mundo”, codirigido por Lucas Ogasawara, premiado no Cine PE - Festival Audiovisual, em Recife, em 2017; o documentário “Uma geografia das desigualdades” (2019), realizado pela Oxfam Brasil; e o videoclipe “Papo reto” (2017), da dupla Craca e Dani Nega.

Laís Bodanzky – Formada em Cinema, Laís dirigiu, entre outros filmes, “Bicho de sete cabeças”, exibido no Festival de Locarno em 2001, e “Como Nossos Pais”, selecionado na Mostra Panorama Especial do Festival de Berlim em 2017. "A viagem de Pedro", seu próximo longa-metragem, está em processo de montagem.

Petra Costa – É graduada em Antropologia no Barnard College, da Columbia University, e mestra em Psicologia Social na London School of Economics. É autora de “Elena” (2012), que conta a busca pela história de sua irmã, personagem título da obra; de “O Olmo e a Gaivota” (2015), premiado em Locarno e codirigido por Lea Glob; e de “Democracia em Vertigem” (2019), listado pelo NY Times como um dos 10 melhores filmes do ano passado e indicado ao Oscar 2020 na categoria de Melhor Documentário.

Renata Martins – Formada em Cinema e pós-Graduada em Linguagens da Arte pela USP, é criadora da premiada websérie “Empoderadas”. Dirigiu e roteirizou os curtas-metragens “Aquém das Nuvens” e “Sem Asas”, 2019. Integrou a equipe de roteiristas da série “Pedro e Bianca" e “Malhação Viva a diferença”, ganhadoras do Emmy International Kids Awards.

Adriana Couto (Mediadora) - Apresenta na TV Cultura o Metrópolis, um dos mais tradicionais programas de arte e cultura da televisão brasileira. Na emissora, comandou a bancada de telejornais e fez parte da equipe do programa Faixa Sustentável. Como jornalista, atuou também nos veículos Rádio CBN, TV Sesc e Canal Futura. Em 2016 e 2018, ganhou o Prêmio Comunique-se na categoria Jornalismo Cultural / Mídia Falada. É diretora do curta documental “O Fervo”.

Spcine + Clube de Criação