Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acredite se quiser: duas empresas dot.com mantêm fôlego para anunciar no mais caro evento da TV mundial
Monster e HotJobs.com (empresa adquirida pelo Yahoo) compraram, pelo quinto ano consecutivo, os mais caros 30 segundos da TV, em todo o mundo.
Isso significa que, no próximo dia 26 de janeiro, durante a transmissão do Super Bowl pela ABC, diretamente do estádio Qualcomm, de San Diego/USA, cerca de 130 milhões de norte-americanos absorverão, de boca aberta e língua para fora, os melhores comerciais que as agências das duas empresas puderem inventar. Não, não é exagero: pesquisas demonstram que a grande maioria dos expectadores querem ver não apenas a grande final do campeonato de futebol americano, mas também o que rola nos breaks. Isso, graças ao destaque dado ao fato de os espaços comercias do SB serem os mais caros do mundo, somado à criatividade dos filmes veiculados.
Há quem diga que, terminado o jogo, e nos dias que o sucedem, todos os comentários são voltados aos filmes e anunciantes (mandou bem, mandou mal, ano passado foi muito melhor, esse ano detonou...), em detrimento da própria partida.
Curioso, também, é notar que as duas dot.com que mantêm fôlego para encarar a tabela de mídia do Super Bowl são empresas concorrentes. Ambas dedicam-se ao mesmo segmento: oferta de empregos, agenciamento de carreiras.
Outra curiosidade: há cerca de três, quatro anos, espaços do SB chegaram a ser quase que monopolizados por 17 empresas dot.com. Portais e sites investiram MILHÕES de dólares para aparecer no evento, antes de virarem vento...(sorry pelo trocadilho).
Hoje em dia, com os pés grudados no chão, monster e HotJob afirmam que investem uma super grana para anunciar durante a transmissão por um único motivo: it works.
No monster, por exemplo, o tráfego aumenta, em média, 167% nos dias seguintes ao jogo. Em geral, o site recebe 30 mil currículos por dia. Depois da grande final, a média sobe para 45 mil por dia. No concorrente o retorno é similar.
Em tempo: a agência do monster é a Arnold (de Boston), que já levou muitos prêmios pelas campanhas desenvolvidas para o cliente - principalmente por filmes hilários criados exclusivamente para o SB.
Já as campanhas da HotJobs.com são criadas pela Brand Architecture International, uma divisão do Grupo Omnicom. O planejamento e a compra de mídia ficam por conta da Horizon Media, de Nova York.
/