arrow_backVoltar

Sustentabilidade

Empresa nacional investe menos em meio ambiente

18.03.09

As empresas brasileiras investem menos em meio ambiente do que a média internacional.


Fora do Brasil, o setor privado investe cerca de 2% do seu faturamento em tecnologias sustentáveis.


No país, a maioria - 54 % das empresas - aporta até 1% das receitas em tecnologias. Em 27% das empresas, o total investido oscila entre 1% e 3%.


Os dados foram apurados pelo estudo "Tecnologias Sustentáveis no Brasil", realizado pela consultoria alemã Roland Berger.


A pesquisa tem como objetivos mapear o tamanho da indústria ambiental no país e avaliar o interesse das companhias brasileiras em investir nessas tecnologias. Foram ouvidas 100 empresas de todos os portes no último trimestre de 2008.


De acordo com Thomas Kunze, coordenador do estudo, existe interesse das empresas em investir em melhorias ambientais. No entanto, elas esbarram em barreiras como o alto custo das tecnologias limpas e a falta de acesso a conhecimento técnico sobre o assunto.


"Para 32,5% das empresas pesquisadas, os custos das tecnologias ambientais ainda são incompatíveis com sua realidade", afirma Kunze.


O acesso ao crédito é um empecilho para 17,5% das companhias. Para 39% delas, a crise financeira é um fator de adiamento dos investimentos em sustentabilidade no biênio 2009-2010.


O segmento de tecnologias ambientais movimenta US$ 16,9 bilhões no país e tem potencial para crescer 7% ao ano até 2020, quando deve alcançar uma receita de US$ 25,4 bilhões.


Com informações do jornal O Estado de S.Paulo, na íntegra aqui.

Sustentabilidade

/