arrow_backVoltar

Sustentabilidade

Carrefour vai banir sacolas plásticas

04.03.10

O Grupo Carrefour irá acabar com a utilização de sacolas plásticas em sua rede de lojas no Brasil nos próximos quatro anos.


O anúncio oficial da decisão será feito durante evento no dia 15, na loja do Carrefour localizada em Piracicaba, interior de São Paulo e contará com a presença do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.

O diretor de Sustentabilidade do Carrefour, Paulo Pianez, disse à Folha de S.Paulo que a decisão vale tanto para as sacolas plásticas entregues ao consumidor quanto para os sacos plásticos utilizados dentro das lojas (para acondicionar frutas ou legumes, por exemplo). E envolve todas as marcas do Grupo (Carrefour, Atacadão e Dia%).

O Carrefour passará a oferecer aos consumidores outras opções para o transporte das compras, como sacolas retornáveis, vendidas a preço de custo, e caixas de papelão, entre outras.

Em conjunto com a Basf, a empresa desenvolveu uma sacola plástica com capacidade para até dez quilos, em material bioplástico 100% degradável.


Segundo o Carrefour, o produto é totalmente absorvido pela natureza em até 18 semanas (uma sacola plástica comum leva até 300 anos para se decompor).

Nos últimos anos, o Grupo adotou o banimento dos plásticos em diversos países nos quais opera, como França, Bélgica, Polônia e Espanha.

Para evitar que o consumidor sinta-se prejudicado ao não poder contar com as sacolas plásticas para acondicionar seu lixo doméstico, a rede varejista oferecerá ainda sacos para lixo produzidas com plástico reciclado a um custo subsidiado, além de promover fóruns e palestras com os consumidores para esclarecer o impacto ambiental das sacolas plásticas tradicionais.


Comentários

costa netto - que sirva de exemplo para o grupo pão de açucar. dr, abílio, empresário tão progressista, perdeu oportunidade enorme de ter uma ação tão nobre no currículo. virei cliente do carrefour.


 marco patara - - ainda não é o bastante. seria o caso de também fazer as sacolas de lixo biodegradáveis. mas a decisão já é um passo adiante. parabéns


Thaís - - Costa Netto, estou com você!


augusto -  ta bom... o tanto q eles vao economizar e vem com esse papo de meio ambiente.


PATRICIA MINCHILLO -  Parabéns ao Carrefour que demorou mas teve uma atitude! Que sirva de exemplo a Ambev, Femsa, entre tantas outras que trabalham com plástico. Se todas as empresas tivessem uma atitude assim, nosso planeta acredeceria!!


Ovidio - - Agora só falta melhorar o atendimento nas lojas. E melhorar MUITO!


Edmauro - - Costa Netto, Sinto muito, mas você está desinformado... o Grupo Pão de Açucar saiu na frente nisso também, tanto é que a primeira empresa do grupo a ter essa conduta aplicada é o Assai, rede de atacarejo deles. Me poupe!


 Rita - Marco Patar, acho q vc nao leu esse trecho da nota: Para evitar que o consumidor sinta-se prejudicado ao não poder contar com as sacolas plásticas para acondicionar seu lixo doméstico, a rede varejista oferecerá ainda sacos para lixo produzidas com plástico reciclado a um custo subsidiado.

Sustentabilidade

/