arrow_backVoltar

Sustentabilidade na Propaganda

Abap irá lançar indicadores

23.11.10

A Abap (Associação Brasileira das Agências de Publicidade) está desenvolvendo os "Indicadores da Sustentabilidade na Propaganda", com o objetivo de que o mercado publicitário preste o serviço de disseminar a causa da sustentabilidade, informa o presidente da entidade Luiz Lara, CEO da Lew'LaraTBWA.


Lara contou ao Clubeonline que, no momento, a Abap está ouvindo os criativos e outros profissionais da propaganda para desenvolver esses indicadores, num trabalho coordenado pelo publicitário Marcelo Diniz. "Queremos apoiar a sustentabilidade por meio da propaganda, mas sem cercear, de maneira alguma, a criatividade", afirma.


O lançamento dos indicadores deverá acontecer até abril de 2011, segundo Lara.


O presidente da entidade também falou ao Clubeonline sobre os desafios enfrentados pela Abap nos últimos tempos. "Nossa principal bandeira - não só da minha gestão, mas também das gestões comandadas por Dalton Pastore - é a liberdade de expressão", enfatiza Lara.


"Essa é a grande luta da Abap nestes 60 anos. E 2010 é um ano emblemático neste sentido, já que o Conar completa 30 anos e é uma entidade que ajuda a construir a liberdade de comunicação na nossa sociedade democrática. Qualquer pessoa que não gostar de alguma peça publicitária pode reclamar no Conselho. Além disso, os códigos estão em atualização constante para garantir a ética da propaganda", aponta.


Lara cita as atualizações recentes no Código de Ética do Conar relacionadas à publicidade de bebidas alcoólicas - agora somente modelos maiores de 24 anos podem aparecer neste tipo de propaganda - e à publicidade infantil, por exemplo.


"Nosso setor representa a liberdade com responsabilidade. O caminho não é a proibição", defende o presidente da Abap, lembrando que a entidade criou a Frente Parlamentar de Comunicação, liderada pelo deputado Milton Monti, para realizar um debate crítico sobre os 214 projetos de lei que "tentam restringir a propaganda".


Nesse mesmo intuito de valorizar a liberdade de expressão e a importância da propaganda, a Abap, em parceria com a ABA (Associação Brasileira dos Anunciantes), lançou em janeiro a campanha "Propaganda Faz Diferença", criada pela AlmapBBDO (leia aqui).


"A campanha defende a publicidade ao mostrar que a propaganda entretém, informa, desenvolve hábitos de consumo, acirra a concorrência, educa o consumidor a avaliar a relação custo benefício das marcas", diz Lara. "A indústria da propaganda representa 1,85% do PIB brasileiro, ou R$ 47,8 bilhões e ajuda no desenvolvimento do país", ressalta. "Temos que nos orgulhar do nosso mercado e defendê-lo."


O presidente da Abap lembra ainda que o brasileiro gosta de publicidade, segundo a primeira pesquisa nacional sobre a imagem da propaganda, encomendada pela entidade e realizada pelo Ibope. Segundo a pesquisa, 87% dos brasileiros gostam da e confiam na propaganda e 66% gostam de publicidade de utilidade pública.


"Além de ser apreciada pelos brasileiros, a publicidade garante a independência e a qualidade dos veículos", diz Lara. "Todas essas iniciativas da Abap querem mostrar que a entidade não aceita a 'demonização' da propaganda", afirma.


Sobre sua possível reeleição para o cargo de presidente da Abap, em abril de 2011, Lara admite que gosta de representar a entidade, mas afirma não saber se estará à frente da Associação ou não. "Vai depender do tempo que terei disponível", informa. "De qualquer maneira, quem assumir a Abap vai dar continuidade às gestões anteriores, em defesa da liberdade de expressão."

Sustentabilidade na Propaganda

/