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Sustentabilidade no varejo

64% dizem que investirão + na área

21.05.09

Ao perceber que o retorno do investimento extra na concepção de uma loja sustentável pode ser contabilizado em um período de seis meses a dois anos, em média, as redes supermercadistas, especialmente as grandes, decidiram avançar na expansão do modelo ecologicamente correto.


Estudo da Associação Paulista de Supermercados (Apas), em parceria com a empresa de pesquisa LatinPanel, aponta que 64% dos empresários paulistas dos setor têm expectativa de ampliar o aporte à sustentabilidade, este ano.


Apesar de ter criado uma diretoria executiva para a área em setembro de 2008, a líder do ranking supermercadista, Carrefour, iniciou este ano um projeto piloto na cidade de Piracicaba (SP) que será gradativamente estendido às demais lojas da companhia, a partir do final deste semestre.


Depois de dez anos de funcionamento, a unidade foi reformada e tornou-se, em abril último, sustentável. Segundo o executivo responsável pela área, Paulo Pianez, o investimento na iniciativa é de 1% a 3% maior quando comparado a uma remodelação comum.


"Criamos um conjunto de iniciativas, como trocar o parque de iluminação, implantar tecnologia para economia de água, criar uma estação de coleta seletiva e substituir o forno a gás ou elétrico pelo compensado de bagaço de cana", detalha o diretor.


A meta é reduzir até 40% o consumo de energia e transformar todo o lixo orgânico produzido pelas lojas na região de Campinas (SP) em adubo para hortas comunitárias, por meio de uma parceria com as prefeituras.


Neste ano, mais três lojas serão reestruturadas de acordo com este conceito. Um total de 5% da verba das áreas de Marketing, Formação e Educação de funcionários e Merchandising são destinados para a sustentabilidade.


A "onda verde" chegará também ao negócio de marca própria, que ganhará embalagens diferenciadas, além do desenvolvimento de uma nova linha com apelo para a geração de renda e inclusão social, cujos itens foram produzidos por pequenos fornecedores.


Quase um ano depois da abertura de seu primeiro "supermercado verde", em Indaiatuba (SP), o Grupo Pão de Açúcar (GPA) abrirá uma nova loja no Estado de São Paulo e construirá o primeiro centro de distribuição ecologicamente correto do país, em Brasília (DF).


Com informações do DCI, na íntegra aqui.

Sustentabilidade no varejo

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