arrow_backVoltar

Tablets

Venda cresce mais de 100% no Brasil, segundo GfK

15.10.14


Os tablets vêm cada vez mais ganhando espaço na vida dos consumidores brasileiros. De acordo com pesquisa realizada pela GfK, o mercado desses aparelhos cresceu 48% em valor e 103% em volume entre janeiro e julho deste ano.



O aumento, segundo análise realizada pela instituição, segue tendência global que prevê evolução na participação dos dispositivos móveis e queda na venda de notebooks. Estes apresentaram no Brasil queda de 9% em valor e 14,5% em volume, no mesmo período.



Os smartphones também aparecem em alta, tendo ampliado sua participação em valor no mercado de eletrônicos de 28% para 38%. Mas mesmo em queda, notebooks ainda são almejados pela população: de todos os entrevistados, 24% declararam que pretendem comprar um nos próximos seis meses.



“Esses resultados mostram a necessidade de o mercado de notebooks se reinventar para enfrentar a concorrência com os tablets. O Brasil apresenta potencial de crescimento para esse setor, mas a indústria deve ficar atenta à tendência mundial. O segmento de notebooks responde por 15% de participação no mercado brasileiro, quando analisado o período de janeiro a julho de 2014, estando acima da média mundial, que deve ficar em torno de 8% dos eletrônicos em 2014” afirma Oliver Röemerscheidt, diretor de unidade de negócio da GfK.



O mercado global de produtos eletrônicos, considerando-se as categorias representadas por smartphones, celulares, TVs de telas finas, notebooks, desktops, câmeras fotográficas e tablets, deve movimentar US$ 812 bilhões este ano, segundo previsão da própria GfK, com os smartphones sendo responsáveis por 48% do bolo.


Tablets

/