Tarefa de todos

Brastemp apresenta 'edição compartilhada' de máquina de lavar

03.05.21

Com o objetivo de incentivar a divisão equânime dos trabalhos em casa entre homens e mulheres, a Brastemp apresenta a campanha "Tarefa doméstica é tarefa de todos", criada pela FCB Brasil em parceria com a consultoria Think Eva.

O esforço parte de um dado inédito, levantado pela Think Eva a pedido da marca, que revela que as mulheres passam em média quatro anos de suas vidas lavando roupas, tempo que homens dedicam ao seu desenvolvimento pessoal, profissional, ao lazer e ao descanso.

Com o intuito de aumentar a conscientização sobre o cenário, o anunciante "lança" uma máquina de lavar roupas fictícia chamada "Brastemp Edição Compartilhada". O intuito é reforçar que lavar as roupas é uma atividade que deve ser realizada por todos.

Como parte do esforço, um filme (assista abaixo) também traz a mensagem de que tarefa de casa deve ser feita por todos, independente da configuração familiar. O casting do comercial procura representar diversos tipos de família, como casal 60+, um casal em que a mulher é trans, uma família negra angolana e uma mãe e um filho brancos.

"Dia das Mães é uma das grandes datas do ano para o varejo, isso é legítimo. Porém, quando falamos de eletrodomésticos, tradicionalmente as marcas e o segmento associam a imagem de eletrodomésticos com a figura materna, reforçando o estereótipo e a cultura do cuidado com o lar à data e à mulher, o que é um retrocesso", analisa Allyne Magnoli, diretora de marketing da Whirlpool.

"Nós entendemos que é nosso papel social ressignificar a data e lançamos uma campanha que, ao invés de seguir reforçando os estereótipos, vai justamente no caminho oposto: levanta uma discussão na sociedade que fala de uma pauta tão urgente e necessária, que é promover a equidade no trabalho doméstico", completa Allyne.

A campanha também contará com uma discussão nos programas "Papo de Segunda" e "Saia Justa", do canal  de TV por assinatura GNT, além de ações com "influenciadores", desenvolvidas pela FCB Brasil em parceria com a Mfield.

"Estamos desde o ano passado estudando a economia do cuidado e nos traz esperança que uma marca do tamanho e abrangência da Brastemp assuma seu papel nesta discussão. O trabalho invisível de cuidado precisa ser de todos e poder trazer este tema, aliado ao nosso olhar estratégico de marca, para a campanha nos deixou confiantes de que alguma mudança seja possível", comenta Maíra Liguori, cofundadora da Think Eva.

"As marcas são parte importante da formação cultural da sociedade. Abordar a economia do cuidado em uma campanha é uma forma de assumirmos esse papel de 'influenciadores' e colocarmos mais luz em um tema que é muito caro às mulheres há muito tempo", observa Anna Martha, diretora executiva de criação da FCB Brasil.

Ficha Técnica:

Agência: FCB Brasil

Cliente: Whirlpool

Produto: Lavadoras

Título: BTP Compartilhada

Estratégia, criação e produção: FCB Brasil,

Amanda Fonseca, Anna Martha, Ana Paula Mancini, Andreza Cursino, Bibiana Saldanha, Barbara Feitosa, Bruna Rodriguez, Camila Galdêncio, Carolina Ferreira, Daniela Fonseca, Elton Longhi, Fabio Freitas, Fernanda Geraldini, Henrique Aquino, João Albertini, Leticia Hengles, Luiz Eduardo Doria, Marcella Huche, Marcelo Rizério, Mateus Madureira, Mayara Nunes, Nicola Aguiar, Paulo Bruno, Pedro Lazzuri, Pedro Paes, Priscilla Olegario, Rafael Merel, Renata Davila, Renata Reigota, Ricardo John, Robson Cruz, Rodrigo Resende, Sâmia Reiter, Suzana Haddad, Tamires Santos, Thea Rodrigues, Tiago Santos, Thiago Ehlke Thiago Iusim, Yllo Pedra.

Produtora: Saigon Filmes

Diretor: Juliana Curi

Produtor Executivo: Marcelo Altschuler , Carol Pessini

Atendimento: Fernanda Gomes, Rafael Costa, Karin Diniz

Coordenação de produção: Katiucia Soares, Natalia Cardoso

Diretor de fotografia: Licia Jardim Arosteguy da Rosa

Diretor de Arte: Carol Ozzi

Assistente de Direção: Flavia Meszberg

Diretor de produção: Roberto Bellezia

Figurinista: Juliana Prysthon

Produtora de Casting: Rodrigo Hoffmann (Chuck)

Montador: Daniela Guimarães

Débora Torri - Líder de Conteúdo e Estratégia

Isys Maciel - Coordenadora de Produção e Cientista de Dados

Luciana Nogueira - Gerente de Projetos Think Eva e Think Olga

Aprovação do cliente: Andrea Salgueiro, Allyne Magnoli, Gabriel Silva, Gabriella Rosa, Victoria Sagula.

Tarefa de todos