arrow_backVoltar

+ Telefonia

Telecom Italia pode sair do capital da Brasil Telecom

13.07.07

O grupo italiano de telecomunicações Telecom Italia pode sair do capital da Brasil Telecom se vender sua participação por US$ 550 milhões a um grupo de fundos brasileiros, informa o jornal econômico italiano Il Sole 24 Ore.


Um grupo de fundos brasileiros, já presentes no capital da Brasil Telecom, “estaria, de fato, preparado para adquirir a cota da operadora italiana por quase US$ 550 milhões, e o acordo deve ser assinado em alguns dias”, diz o jornal, sem citar fontes.


A operação “era necessária para afastar possíveis sanções por parte da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)”. A Anatel poderia agir para impedir que a Telecom Italia acumulasse o controle da Brasil Telecom e da TIM Brasil.


O jornal acrescenta que os investidores interessados na operação são “próximos ao governo” de Luiz Inácio Lula da Silva. Entre eles estariam os fundos de pensão do Banco Central (Centrus) e o da Petrobras (Petros). Eles reforçariam assim sua presença na Brasil Telecom, ao lado do outro acionista de referência, o Citigroup Venture Capital (CVC).


A negociação se arrasta há muitos anos, com freqüentes mudanças de humor entre os investidores. Mas foi facilitada, recentemente, pela troca de controle na Telecom Italia.


A eventual venda da participação da Telecom Italia na Brasil Telecom abre caminho para outros negócios no país. Alguns sócios da Brasil Telecom e da Telemar (Grupo Oi) tentam promover uma fusão entre as duas empresas. Sem a Telecom Italia, ficaria mais fácil fazer o acerto entre os sócios. O grupo seria liderado pelos fundos de pensão.


Informações do jornal O Estado de S.Paulo e da agência EFE


Leia anteriores sobre esse mercado em ebolição aqui e aqui.


 

+ Telefonia

/