arrow_backVoltar

Telefonia

Anatel arrecada R$ 2,44 bi em primeiro dia de leilão

19.12.07

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) arrecadou R$ 2,44 bilhões no primeiro dia de leilão de freqüências de terceira geração (3G), nesta terça-feira (18), com a venda de cinco dos 36 lotes previstos.


O ágio médio foi de 161,7%, o que superou as expectativas da Agência. O maior foi pago pela Claro, 273,92%.  


A participação da Nextel, que surpreendeu o mercado ao entrar no leilão mesmo sem oferecer serviços de telefonia celular, foi apontada como fundamental para elevar os preços das faixas.

Em cada região, foram leiloadas quatro faixas de freqüência, o que seria suficiente para atender as operadoras que atuam em cada área. A entrada da Nextel, porém, fez com que cinco empresas competissem por quatro faixas.


O presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg, havia previsto ágio de 25%. Com o desempenho do primeiro dia do leilão, a Anatel refez as contas e espera agora um ágio entre 100% e 120% no final da disputa.


A expectativa é de que a concorrência seja ainda maior nesta quarta-feira (19), quando serão licitados lotes em São Paulo.


Pelas regras do leilão, as operadoras terão que levar a cobertura móvel para todos os municípios do país até 2010. Além disso, a operadora que vencer a disputa pelo interior de São Paulo terá que ficar com bandas no Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.


Com informações da Folha Online.


Leia anterior sobre assunto aqui.


Valéria Campos

Telefonia

/