arrow_backVoltar

Telinha

Ibope envia notificação à Record

11.04.08

O Ibope enviou à Record notificação em que exige o cumprimento de normas para a divulgação de dados de audiência.


O principal problema, segundo o texto enviado nesta semana, é a publicação, pela Record, de dados de lideranças parciais, quando um programa fica à frente de outro apenas durante alguns minutos. 


A prática tem incomodado a Globo, que inclusive entrou recentemente com ação no Conar (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária) contra anúncios em que a emissora concorrente se valia do artifício (leia aqui).


O Ibope também questionou a Record sobre a omissão de lideranças compartilhadas, quando divide o primeiro lugar com outra. A Record discorda da recomendação, pois não considera que o fato de ter dividido a liderança com outra TV a impeça de dizer que foi líder.

O instituto de pesquisa também recomendou à Record que divulgue dados considerando duas casas decimais, o que a rede não irá acatar.


A Record ainda foi advertida por não revelar a fonte dos dados ("Ibope MW GSP Dados Domiciliares") e a faixa horária nos títulos dos comunicados (por exemplo "horário nobre (18h/ 24h)".


De acordo com o Ibope, as regras foram adotadas em 2007, em notificação para todas as redes. O objetivo é estabelecer parâmetros para a divulgação de dados precisos.


Com informações de Daniel Castro, da Folha de S.Paulo.

Telinha

/