Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Record mostra fiéis indignados contra reportagens
O programa Domingo Espetacular, da TV Record, exibiu reportagem de mais de 14 minutos trazendo a indignação de fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) com reportagens dos jornais O Globo e Folha de S.Paulo sobre ações movidas contra a imprensa tanto pela igreja quanto por pastores e fiéis e sobre os bens da instituição.
Atualmente, a Folha e a repórter Elvira Lobato respondem a 50 ações na Justiça, movidas pela Universal e por fiéis, em diferentes cidades do país.
Um corretor de imóveis e sua família deram o gancho à reportagem da Record. Ele prometeu entrar com ação junto com outros fiéis e a direção da Iurd contra O Globo pelo uso da palavra seita na matéria Igreja Universal tenta intimidar jornalistas.
O fiel se diz ofendido e um especialista em História das Religiões ouvido pela emissora afirma que o texto se utiliza de um tom pejorativo para definir a religião.
A reportagem de O Globo começa da seguinte forma: Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) tenta intimidar jornalistas através de ações orquestradas na Justiça. Fiéis e pastores da seita ajuizaram cerca de 50 ações contra a Folha de S. Paulo e a jornalista Elvira Lobato (...). Há também um box com o seguinte título: Seita montou um império diversificado.
Para Rodolfo Fernandes, diretor de redação de O Globo, "a campanha da TV Record e da cúpula da Igreja Universal contra a imprensa brasileira necessita de melhores argumentos: o Dicionário Houaiss possui oito definições para a palavra seita e nenhuma delas é pejorativa. Se é isso que deixou algum fiel ofendido, então o problema não existe".
A reportagem do Domingo Espetacular destacou matéria do Correio do Povo, pertencente à Rede Record, no Rio Grande do Sul, intitulada Justiça impõe derrota à Folha de S. Paulo em ações de fiéis da Igreja Universal, sobre pedido da Folha para que concentrem em uma cidade todos os processos movidos por eles. O pedido foi rejeitado.
As informações são do Comunique-se.