arrow_backVoltar

Telinha paga

Globosat apresenta estudo Hábitos & Consumo

07.01.09

A programadora de canais de TV por assinatura Globosat acaba de publicar o estudo “Hábitos & Consumo 2008”, que busca apurar o perfil e o estilo de vida do consumidor da TV paga no Brasil.


A edição (que pode ser acessada por meio do site) foi produzida a partir de dados do Instituto Ipsos Marplan.


O estudo apresenta dados de telespectadores da TV paga e perfis específicos dos consumidores das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba/São José dos Pinhais, Brasília e Fortaleza.


Dentre os dados apurados, a pesquisa indica que o assinante se equipa cada vez mais para assistir TV: 7 em cada 10 telespectadores dos canais Globosat possuem TV maior do que 29 polegadas (em 2002 eram apenas 4 em 10). Atualmente, cerca de 20% possuem home theater e possuem uma média de gastos de R$ 100,00 mensais com a assinatura.


A TV por assinatura está presente em mais de 5,4 milhões de domicílios, atingindo aproximadamente 18 milhões de pessoas.


O share de TV por assinatura em 2001 no horário nobre era de 24% e no total do dia, 27%. Hoje, o índice chega a 26% no horário nobre e 29% no total do dia.


Com relação aos dados demográficos, a maioria dos telespectadores dos Canais Globosat trabalha fora, correspondendo a 57% da amostra. Os solteiros representam 52%, os casados 38%, os separados 6% e os viúvos 4%. 38% deles têm curso superior e 7% é pós-graduado. Embora 54% são do sexo masculino.


Telefones celulares de última geração, notebooks e aparelhos com MP3 são os produtos de maior destaque entre os itens de posse individual deste grupo. Dos entrevistados, 76% possuem aparelho celular, 52% computador pessoal, 31% som com MP3, 12% laptop/notebook.


A pesquisa aponta ainda que eles são "heavy users" de serviços bancários, possuidores de cartões de débito, crédito e cheque especial. O gasto médio com cartão de crédito gira em torno dos R$ 540,00 por mês. Realizam investimentos, principalmente em poupança, possuem plano de previdência privada e seguro de vida e/ou automóvel.


Dos entrevistados, 16% pretendem comprar ou trocar de automóvel em 2009.


Nas horas vagas, viajar é um dos hobbies preferidos destes telespectadores. Para organizar suas viagens, 6% utilizam-se dos serviços de agências de turismos. 21% já se hospedaram em hotéis e 19% viajaram de avião. 60% viajaram pelo Brasil e 7% para o exterior nos últimos 12 meses.


A previsão é de que 65% voltem a realizar viagens nacionais e 12% programam ir ao exterior nos próximos 12 meses.


Para estes indivíduos o preço dos produtos não é fator determinante na decisão de compra. No setor de Bens e Consumo, adquirem com freqüência produtos que não fazem parte do dia a dia na maior parcela da população brasileira.


Com base nos Estudos Marplan/EGM (Estudo Geral dos Meios), o Ipsos realizou uma segmentação dos possuidores de TV por assinatura, e identificou cinco grupos de consumidores.


O primeiro são as dedicadas (30%), mulheres (tanto jovens quanto maduras), casadas, sem atividade remunerada. O boa gente (26%) é composto por chefes de família, conservadores, que gostam de atividades de lazer em casa. O terceiro grupo é o dos conquistadores (22%), mais jovens, maioria do sexo masculino, nas compras priorizam qualidade e não se preocupam com o preço. Os bem-informados (17%) caracterizam a elite cultural, jovens maduros, economicamente ativos, com rendimento próprio e alta escolaridade. Por fim, os absolutos (5%), mais escolarizados que o assinante médio, não se interessam pela opinião alheia e sentem-se aptos a ter um próprio negócio.

Telinha paga

/