Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Menos cigarros no cinema e menos jovens fumantes
O número de filmes norte-americanos que mostram atores acendendo cigarros diminuiu drasticamente entre 2005 e 2010 e isso pode ter contribuído para o declínio do número de fumantes adolescentes nos EUA, aponta estudo divulgado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e citado pelo Portal Exame.
A maioria dos filmes (55%) que foi sucesso de bilheteria nos EUA em 2010 não tinha cenas com fumantes, uma tendência comparada a apenas um terço dos filmes campeões de bilheteria em 2005.
No mesmo período de seis anos, o número de "ocorrências de tabaco", como são chamados os eventos em que de alguma maneira há a presença do cigarro, caiu 56% nos filmes mais assistidos, mas ainda há quase 2 mil cenas em que o ator fuma um cigarro ou dá a entender implicitamente, aponta o estudo.
"A proporção de filmes sem ocorrências de tabaco em 2010 foi a mais alta observada em duas décadas", indica a publicação semanal do (CDC) 'Morbidity and Mortality Weekly Report'.
"A queda da presença do cigarro nas telas pode ter contribuído para a diminuição de fumantes entre os alunos das escolas de ensino fundamental e ensino médio", informa.
Um estudo publicado no ano passado pela CDC observou que a porcentagem de alunos do ensino fundamental nos EUA que fumam cigarros caiu de 11% para 5% entre 2000 e 2009 e entre aqueles que experimentaram caiu de quase 30%, para 15%.
Entre os estudantes do ensino médio, o fumo também diminuiu, mas de forma um pouco menos acentuada, apontou o estudo de 2010.
Em 2009, 17% dos alunos do ensino médio fumavam cigarros e três em cada dez já tinham experimentado. Em 2000, a proporção dos fumantes era de 28% e quase quatro em cada dez alunos já tinham experimentado.
Uma análise de quatro pesquisas relacionadas ao tema apontou que 44% dos adolescentes que começaram a fumar foram influenciados por produtos de tabaco vistos no cinema.
Comentários
Marco Aurelio - Seria maravilhoso se essa conciencia chegasse ao Brasil. Alguem ja percebeu quantas vezes se toma um "whisky "na novela Insensato Coraçao ? Outro dia , assistindo ( por acaso ´´logico,rs) vi que em todos os segmentos alguem abriu uma garrafa. Um "mensagem esta sendo enviada com esse comportamento .