arrow_backVoltar

The alphabet of illiteracy

Problemas globais de A a Z, em campanha da FCB

26.02.16

A FCB Inferno criou a campanha “The alphabet of illiteracy” para a empresa de educação Pearson (com sede em Londres), como parte do movimento "Project Literacy", que luta contra o analfabetismo, problema que afeta uma em cada 10 pessoas no mundo.

O objetivo da iniciativa é colocar a alfabetização no topo da agenda política e na pauta das Nações Unidas, como meta do 4º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), para que "até 2030 nenhuma criança que nasça corra o risco de ser analfabeta".

Usando as letras do alfabeto, a agência apresenta, em um filme, os principais problemas globais - de A a Z - que poderiam ser superados, pelo menos em parte, se as pessoas fossem alfabetizadas. Por exemplo: A de AIDS, porque se uma pessoa não pode ler ou escrever ela está mais propensa a não entender como se contrai o HIV.

Produzido pela 1stAveMachine London, o filme é embalado por uma nova versão da música "A you’re Adorable (The Alphabet Song)", de 1948.

As letras do alfabeto são acompanhadas por esculturas criadas por Wilfred Wood. Elas foram animadas pela Red Knuckles.

Nas mídias sociais, serão exploradas as histórias que estão por traz de cada letra. Além disso, cada uma delas terá um perfil no Instagram.

Neste site será possível encontrar a petição focada na ONU. Os usuários que assinarem a petição poderão criar um GIF com a letra de seu nome e compartilhar nas redes sociais.

"O analfabetismo está na raiz dos maiores problemas do mundo. Project Literacy foi criado para colocar este tema no topo da agenda social mundial. Esta é uma campanha provocativa, projetatada para criar uma forte reação. Nós estamos orgulhosos e apoiamos a Pearson nesta grande iniciativa", defende Frazer Gibney, CEO da FCB Inferno.

Ficha Técnica:

Chief Creative Officer: Owen Lee
Senior Art Director: Julia Ferrier
Senior Copywriter: Martin McAllister
Head of Strategy: Chris Baker
Senior Strategist: Nic Willison
Business Director: Tom Kingham
Account Director: Helena Georghiou
Senior Account Manager: Olivia Pearson
Account Manager: Charlie Griffith
Producer: Charlotte McConnell & Kate Grenfell
Social Media Manager: Laura Visick
Production Company: 1stAveMachine
Designer/Sculptor: Wilfrid Wood
Animation: Red Knuckles
Producer: Claire Plaskow
Executive Producer: Isabella Parish
Senior Interactive Designer: Nick Vassou
Interactive Producer: Kit Peebles
Build: Mobile Bakery, Barcelona
Seeding: Village Communications

The alphabet of illiteracy

/