Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Os resultados. Almap é agência do ano
Confira os resultados do The Big Won Report que acabam de sair do forno, referentes às agências, campanhas, redes e países mais premiados de 2009. O relatório é realizado pelo criativo britânico Patrick Collister, ex-vice-presidente e diretor de criação executivo da Ogilvy Londres, em parceria com a consultoria britânica The Garden Partnership.
Os autores do Report afirmam levar em consideração não só a quantidade de prêmios recebidos pelos trabalhos, mas também a qualidade dos mesmos.
Trata-se de uma ampliação do The Won Report, também obra de Collister, cujo foco é o marketing direto (aqui).
A compilação levou em conta 7.123 campanhas, que conquistaram cerca de 12 mil prêmios e são assinadas por 3.544 diretores de arte, 3.466 redatores e 3.054 diretores de criação.
As categorias avaliadas são TV, Press, Poster, Direct, Digital, Media, Integrated e Alternative & Innovative.
Os destaques brasileiros são AlmapBBDO como agência mais premiada de 2009; Brasil como quinto país mais premiado; Sergio Valente como CCO (5º lugar); Marcello Serpa como Top Executive Creative (1º lugar); Rodolfo Sampaio e Julio Andery como Top Executive Creative (empatados em 5º lugar); e Dulcídio Caldeira e Luiz Sanches como Top Creative Director (empatados em 1º lugar). Há ainda Rafael Freire, da JWT Shanghai, como terceiro redator mais premiado de 2009.
Em 2008, The Big Won também afirmou ter levado em consideração 12 mil prêmios, recebidos por 1.702 diferentes agências, creditados a 22 duas mil diferentes pessoas.
The Big Won 2008 trouxe a brasileira AlmapBBDO em 12º entre as 20 agências. O Brasil estava em 6º lugar entre os países mais premiados da edição. Ficou em 4º na edição relativa a 2007.
The Big Won 2009 Top agencies
1. AlmapBBDO Sao Paulo 535 pontos
2. DDB London 471
3. BBDO New York 384
4. Abbott Mead Vickers BBDO London 366
5. DDB Berlin 361
6. Shackleton Madrid 347
7. Ogilvy Frankfurt 339
8. Proximity BBDO Malaysia 326
9. Dentsu Tokyo 309
10. Saatchi & Saatchi New York 300
The Big Won 2009 Top networks
1. BBDO Worldwide 2952
2. DDB Worldwide 2631
3. Ogilvy Worldwide 2436
4. Leo Burnett Worldwide 2217
5. JWT Worldwide 1618
6. Saatchi & Saatchi Worldwide 1566
7. Proximity Worldwide 1253
8. TBWA Worldwide 995
9. Lowe Worldwide 894
10. Euro RSCG Worldwide 889
The Big Won 2009 Top countries
1. United States 5443
2. Germany 4548
3. UK 3569
4. Australia 1890
5. Brazil 1638
6. France 1593
7. Spain 1486
8. Canada 1470
9. India 1366
10. Japan 1221
The Big Won 2009 - The top campaigns by total creativity
1. Best Job in the World Tourism Queensland SapientNitro 200
2. Wallace & Gromet Harvey Nicholls DDB London 134
3= Share our Billboard James Ready Leo Burnett Toronto 108
3= The Store that Sells Hope Red Cross Portugal Leo Burnett Lisbon 108
5. Dance T-Mobile Saatchi London 101
6. Trillion Dollar campaign The Zimbabwean TBWA Hunt Lascaris Joburg 98
7. The Yellow Treehouse Yellow Pages AIM Proximity Auckland 97
8. Magic salad plate Four n Twenty Pies Clemenger BBDO Melbourne 96
9. TED 696 Project Lion Nathan BMF Sydney 94
10. Two Worlds campaign Jeep Proximity BBDO Malaysia, 92
Top Chief Creative Officers
1. Amir Kassaei DDB Germany 374
2. David Lubars BBDO New York 356
3. Bill Bruce BBDO New York 323
4. Ronald Ng BBDO Proximity Malaysia 304
5. Sergio Valente DDB Brazil 271
Top Executive Creative Directors
1. Marcello Serpa AlmapBBDO Sao Paulo 396
2. Jeremy Craigen DDB London 338
3. Stefan Schulte DDB Berlin 330
4= Rob Reilly Crispin Porter + Bogusky 295
4= Andrew Keller Crispin Porter + Bogusky 295
5= Rodolfo Sampaio DDB Brazil 270
5= Julio Andery DDB Brazil 270
Top Creative Directors
1= Dulcidio Caldeira Almap BBDO Sao Paulo 348
1= Luiz Sanchez Almpa BBDO Sao Paulo 348
2. MUN Proximity BBDO Malaysia 341
3. Dave King AIM Proximity Auckland 250
4. Israel Diaz Leo Burnett Toronto 216
5= James Burchill SapientNitro Brisbane 200
5= Nancy Hartley SapientNitro Brisbane 200
Top Copywriters
1. Ronald Ng Proximity BBDO Malaysia 293
2. Kevin Le Proximity BBDO Malaysia 283
3= Rafael Freire JWT Shanghai 202
3= Jacqueline Ye JWT Shanghai 202
4. Merrin McCormick SapientNitro Brisbane 200
5. Alexis Benoit CLM BBDO Boulogne Billancourt 197
Top Art Directors
1. MUN Proximity BBDO Malaysia 314
2= Eric Hor Proximity BBDO Malaysia 283
2= Gary Lim Proximity BBDO Malaysia 283
2= Hans Lee Proximity BBDO Malaysia 283
2= Willeon Leong Proximity BBDO Malaysia 283
3. Paul Kreitman CLM BBDO Boulogne Billancourt 225
4= Lillie Zhong JWT Shanghai 202
4= Yang Yong Liang JWT Shanghai 202
The Top Work 2009
Top TV campaign
House of Cards for Shelter Leo Burnett London
Executive Creative Director: Jonathan Burley
Copywriters: Daniel Fisher/Peter Gosselin
Art directors: Richard Brim/Jay Hunt
Top Digital campaign
Eco:Drive for Fiat UK AKQA London
Chief Creative Officer: James Hilton
Creative Director: Chris Williams
Creative Developer: Rick Williams
User experience architect: Paul ONeil
Top Press campaign
Bear, Mafia, Prison etc for Alka-Seltzer CLM BBDO Boulogne-Billancourt, France
Chief Creative Officers: Gilles Fichteberg, Jean-Francois Sacco
Copywriter: Alex Benoit
Art Director: Paul Kreitman
Top Media campaign
Khede Kasra for The Hariri Foundation Leo Burnett Beirut, Lebanon
Executive Creative Director: Bechara Mouzannar
Creative Director: Chermine Assadian
Top Direct campaign
Best Job in The World for Queensland Tourism SapientNitro, Brisbane
Creative Directors: James Burchill, Nancy Hartley
Copywriter: Merrin McCormack,
Art Directors: Ralph Barnett, Cristian Staal
Top Poster campaign
Two Worlds for Jeep Korea Proximity BBDO Malaysia
Chief Creative Officer: Ronald Ng
Copywriters: Ronald Ng, Kevin Le
Art Directors: MUN, Eric Hor, Gary Lim, Willeon Leong, Hans Lee
Top Integrated campaign
Obama for President for Obama Election Team
Top Radio commercial
Search Tips for Google Turkey Grey Istanbul
Creative Directors: Tugbay Bilbay, Engin Kafadar, Tevfik Sems Naipoglu
Copywriter: ERgin Binyildiz
A narração original deste spot é em turco. Veja a tradução em inglês.
Lots of background noise. Sounds are muted one after the other as the voiceover mentions them.
Man: Silence the horn.The jackhammer.The alarm.The pounding.And that mobile.Welder, peddler,milling machines.
The noisy toddlers,the loudmouth teens.
Stop the bike, the motorbikeAnd the honking, this instant!The automobiles,And that little van still driving in the distance.
Turn off the music.Guys?Wind . . . aeroplane.Shut up Spot!The humming.The clinking.Sshhh. Sparrows, quiet please.
And seagulls, speak no more.There you are zebra finch,You are the bird Ive been looking for.
Use Google Search Tips. Reduce the whole world to a single result.
Confira todos os resultados em http://thebigwon.com/
Leia sobre The Big Won anterior aqui e aqui.
Espie os resultados do Gunn Report 2009 aqui.
Mais sobre o Won Report, pai do Big Won, aqui.
Comentários
David - O Rafael Freire é brasileiro também.
Nota da Redação: Oi Rafael, se você puder entrar em contato, agradeço: lais@ccsp.com.br. E parabéns!