arrow_backVoltar

The Bookcase for Tolerance

Criação da Innocean e Media.Monks quer combater intolerância

16.11.21

Para marcar o Dia Internacional para a Tolerância, instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) e comemorado nesta terça-feira (16), a Innocean Berlim, em parceria com a Media.Monks, apresenta o projeto "The Bookcase for Tolerance", para a Anne Frank House, de Amsterdã.

A partir da assinatura #DontHateEducate, a iniciativa utiliza o poder dos testemunhos pessoais - de jovens que sofreram ou sofrem com a intolerância em sua vida diária - para ajudar a educar as pessoas e influenciar as suas atitudes e comportamentos perante aqueles que são vistos como "diferentes".

O projeto conta com um aplicativo (baixe aqui para iOS ou aqui para Android) e um siteprocurando trazer uma visão única da vida de Anne Frank e de quatro jovens que enfrentam a discriminação.

Por meio da realidade aumentada, o app convida o público a uma imersão nos quartos de Dalit, mulher que lida com o anti-semitismo; de Mees, uma pessoa transgênero não-binária que luta contra a desigualdade; de Kuei, uma jovem negra frequentemente discriminada por causa da cor de sua pele; de Majd, um refugiado que vive na Holanda e enfrenta preconceito por causa de suas raízes; e de Anne Frank.

Em 11 de abril de 1944, enquanto se escondia da perseguição nazista, Anne Frank escreveu, em um anexo secreto em seu diário: "Deixe-me ser eu mesma" - ansiando pelo dia em que as pessoas pudessem ser vistas novamente como seres humanos e não rotulados por suas crenças.

O aplicativo foi desenvolvido usando a fotogrametria, uma técnica de varredura espacial baseada em imagens fotográficas que permite capturar uma representação 3D de lugares, objetos e pessoas.

Os quartos destes cinco protagonistas ganham vida no mundo virtual, após serem modeladas e renderizadas em 3D. Cada cômodo contém alguns de seus objetos pessoais, permitindo que os usuários os conheçam suas lutas um pouco melhor.

O site apresenta documentários e aponta os visitantes sobre a experiência imersiva no aplicativo. Ambos são apresentados em inglês, holandês, espanhol, alemão e português.

"The Bookcase nos lembra onde o preconceito e a discriminação podem levar. Muitos jovens ainda precisam lidar com isso. A iniciativa conta a história deles. Usando o poder do testemunho pessoal, queremos fazer da intolerância e da discriminação um assunto de discussão e ajudar a combatê-las", afirma o diretor executivo da Anne Frank House, Ronald Leopold.

Johan Kramer, cofundador da agência holandesa KesselsKramer, dirigiu o teaser, narrado pelo ator e ativista transgênero Elliot Page. Os documentários e filme de lançamento foram dirigidos pelo cineasta holandês Ted Alkemade.

"Nos sentimos honrados em colaborar com tantos parceiros talentosos e, junto com a Anne Frank House, desenvolver uma ferramenta inovadora para ajudar a combater essa praga social chamada intolerância. Para citar Otto Frank, pai de Anne Frank: 'Não podemos mais mudar o que aconteceu. A única coisa que podemos fazer é aprender com o passado e perceber o que significa discriminação e perseguição de pessoas inocentes. Acredito que é responsabilidade de todos lutar contra o preconceito'", ressalta o brasileiro Ricardo Wolff, diretor executivo de criação da Innocean Berlim e que está na ficha técnica, juntamente com os também brasileiros Gabriel Mattar (Chief Creative Officer) e Bruno Oppido (Head of Art).

Ficha Técnica:

Campaign name: The Bookcase For Tolerance
Client: Anne Frank Stichting / Anne Frank House
Advertising Agency: INNOCEAN Worldwide Europe
Chief Creative Officer: Gabriel Mattar
Executive Creative Director: Ricardo Wolff
Head of Art: Bruno Oppido
Creative Director: Reinier Gorissen, Marlon von Franquemont
Associate Creative Director: Andrés Andrade
Art Director: Gonçalo Martinho
Jr. Art Director: Leon "Papito" Celay
Copywriter: António Neto
Jr. Copywriters: Javier Granados, Juan Kebork
Interns: Quynh Tran Khanh, Hajra Tariq
Translations: Giovana Pereira, Nicolas Holz
Illustrations documentaries: Rik Nieuwdorp
Chief Operating Officer: Jonathan Hill
Senior Planning Manager: Anna Nowak-Otto
Business Director: Danny Frangella
Account Manager digital: Alexandrina Ripa
Head of TV: Fabian Barz
Senior Producer: Allison Markert
Legal Support: Leticia Rial Ungaro
App Development: Media.Monks
Executive Producer XR: Quentin de La Martinière
Executive Producer: Cecilia Carmora
Operations Manager XR: Leon te Loo
Project Manager XR: Jeroen Niesink
Creative Director XR: Patricio Berrios Lobos
Senior Creative: Matthew Swenson
Creative: Jochem van Schip
Creative: Roan Laenen
Game Designer: Anna Dohy
UX Designer: Delano Kamp
Digital Designer: Derek Henry Stift
Illustration Director: Edouard Relou
Illustrator: Grace Wattimury
Illustrator: Lucia Sordelli
Illustrator: Veerle Zandstra
Typographist: Kevin Rooi
Lead Designer: Eduardo Marzionna
Designer: Sherzod Mirzaakhmedov
Designer: Derek Henry
3D Generalist: Meinte van der Spiegel
3D Generalist: Stefan Wagtmans
Unity Developer: Seth van het Kaar
Unity Developer: Lorena Weder
Unity Developer: Hessel Bonenkamp
Unity Developer: Delilah Pavoni
Unity Developer: Martin Koning
Animator: Anton Asberg
Animator: Maya Perotti
Animator: Ben Alcasas
Senior FX Generalist: Guy Brüggemann
Senior Video Editor: Tom Burggraaff
Technical Artist: Narendra Yenugula
Copywriter: Rick van der Waarden
Sound Designer: Yorick Coster
Quality Assurance Tester: Josh Bryan
Quality Assurance Tester: Arjen Meijer
Quality Assurance Tester: Livia Flores
VO Artist: Nicola @Studio Funk Berlin
Teaser film: Trigger Happy Berlin & Holyfools Amsterdam
Director: Johan Kramer
DOP: Wouter Westendorp
Producer: Judith Engels, Stephan Vens
Editor: Sir Jono Griffith, Workeditorial London
VO Artist: Elliot Page
Composer, Sounddesign: Sounds by Thomas
Documentaries: Ted Alkemade
Production
Director: Ted Alkemade
DOP: Bob Alkemade
1st AC: Casper Fraij
Gaffer: Julien Segeren
Sound: Wouter Tjaden & Olivier Nijs
Producer: Besma Ayari
Photography: Yvette de Wit
Edit: Ted Alkemade
Grading: Harm Rieske @Capcha
Music Composition
Music Production: MassiveMusic Berlin
Composer: Tip van den Bos
GEMA Nr.: 00400212049 (MassiveAmsterdam)
Senior creative Producer: Joss Ifan Brightwell
Junior creative Producer: Inken Bornholdt
Keyvisual Photography: Sven Schrader
Influencer Marketing Team: Media.Monks
Infuencer Marketing Campaign Manager: Luka Host
Lead Influencer Manager: Olivia De Vries
Influencer Manager: Giulia Reekmans
Digital Marketing Lead: Mariana Lopez
Head of Social/Influencer Capability: Leonie Heppener
PR: HAGENS
Director & Founder: Sarah Hagens
Strategy Director: Sid de Koning
PR Consultant: Lotte Bergmans
PR Consultant: Shana Kopp
Head of Account: Karen van der Kruit
PR intern: Laura Nales

The Bookcase for Tolerance

/